Ao contrário de Portugal, o voto antecipado pode ser exercido por qualquer pessoa, facilmente, nos Estados Unidos, em vários Estados. Na Florida, as mesas de voto estão abertas todo o fim de semana.
Corpo do artigo
As eleições primárias nos Estados Unidos da América voltam a ter um dia grande na terça-feira, com cinco grandes Estados a irem a votos. Mas nos EUA a democracia é diferente e há sítios onde já se começou a votar.
Na Florida qualquer um pode exercer o direito de voto antes, mesmo nas primárias, por e-mail ou ao vivo quinze dias antes das eleições. E é isso que levou Ernesto Hernandes e a mulher a estarem à porta do sítio onde se vota a recordar os condutores que podem parar e evitar as filas da próxima terça-feira.
Nem o muito calor que se faz sentir em Miami afasta este jovem de 28 anos do quente alcatrão da estrada até porque sublinha: "há muitas pessoas que não sabem que podem votar antecipadamente e é uma boa forma de promover a candidatura do democrata Bernie Sanders que nestas primárias está até agora em segundo lugar atrás de Hillary Clinton.
Do Vitória de Guimarães para Miami
Nesta viagem por Miami onde está a acompanhar as primárias marcadas para terça-feira, a TSF encontrou ainda um português. Ricardo Gonçalves era até há pouco tempo diretor de marketing do Vitória de Guimarães, mas recebeu um convite e agora gere um restaurante italiano na maior cidade da Florida.
Ricardo conta que está a adorar a zona e o clima quente, sem inverno, apesar de raramente ter tempo para ir à praia pois "nos EUA trabalhasse mesmo muito mais que em Portugal".
A TSF acompanha o ano presidencial nos Estados Unidos no âmbito de uma parceria com a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento.