O senador pelo Texas Ted Cruz impôs-se, esta noite, ao magnata Donald Trump na disputa republicana no "caucus" do estado norte-americano do Iowa. Cruz teve 28% e Trump 24% dos votos.
Corpo do artigo
O senador favorito dos eleitores evangélicos e com origens em Cuba, foi melhor que o magnata das frases polémicas. Em terceiro lugar ficou o senador pela Florida, Marco Rubio, também de origem cubana, com 23%.
No discurso de vitória Ted Cruz revelou que "esta noite, venceram as raízes. Esta noite, venceram os corajosos conservadores do grande estado do Iowa, e de toda esta grande nação. Esta noite, o estado do Iowa falou, Iowa, fez saber que o nomeado republicano para as presidenciais deste ano, não será escolhido pelos media".
[twitter:694375678754488320]
Mais à frente o pré-candidato adiantou: "Estamos a aumentar a exigência, a exigência que serviu para criar a maior nação que que o mundo conheceu. Um conceito revolucionário que diz que todos os homens e todas as mulheres são iguais quando nascem. E que os nossos direitos não dependem do partido democrata, ou do partido republicano, ou até do Tea Party. Os nossos direitos vêm do nosso criador".
"Esta noite, há uma vitória dos todos os que nos últimos oito anos, assistiram desalentados a políticos de carreira dos dois partidos, recuarem-se a ouvir, e demasiadas vezes, a falharem com os compromissos com o povo. Esta noite, houve uma vitória de todos os americanos que , depois de sobreviver-mos a a oito longos anos da presidência Obama, entendem que nenhuma pessoa pode perpetuar os erros cometidos em Washington".
Donald Trump já reconheceu que ficou atrás de Ted Cruz e disse sentir-se "honrado" com o segundo lugar.
"A 16 de junho quando iniciámos esta jornada havia 17 candidatos e toda a gente me dizia - não vás até ao Iowa -nunca chegarás sequer ao top 10 mas eu disse: eu tenho amigos no Iowa. Eu conheço muita gente no Iowa. Penso que gostam de mim. Vamos dar-lhes uma oportunidade! Eles disseram - Não faças isso! Eu respondi - eu tenho de fazer. Acabámos em segundo lugar e quero dizer-vos o seguinte: sinto-me honrado, sinto-me muito honrado e quero dar os parabéns ao Ted e quero cumprimentar todos os candidatos. Por isso parabéns. Parabéns a toda a gente!"
Entretanto o pré-candidato republicano à Presidência dos EUA Mike Huckabee anunciou, esta segunda-feira, a sua retirada da corrida eleitoral, após ter conseguido apenas 2% dos apoios do "caucus" do Iowa.
O antigo governador do Arkansas Mike Huckabee anunciou a sua retirada após os fracos resultados obtidos no Iowa.
[twitter:694361208607133696]
"Suspendo oficialmente a minha campanha. Obrigado por todo o leal apoio", escreveu na sua conta na rede social Twitter o ex-governador que, curiosamente, foi o vencedor do 'caucus' do Iowa em 2008.
A TSF acompanha o ano presidencial nos Estados Unidos no âmbito de uma parceria com a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD).