
Jonathan Ernst/ Reuters
A família Clinton tem corrido toda a Carolina do Sul. Entre Bill, Hillary e Chelsea, a filha, não há canto por onde não tenham passado em campanha. À porta de um pavilhão desportivo, o enviado especial da TSF descobriu uma fã da família.
Corpo do artigo
Gail Nicols veio ao centro de Rock Hill com uma missão. "Vim tentar conhecer o Presidente Clinton. Admiro-o, acho que ele fez muito pelo país, goste-se ou não, bom ou mau. Acho que é uma bela oportunidade. Estou a ficar velha e posso nunca mais o ver".
Gail apoia Hillary porque gosta do exemplo que ela está a dar. "Sou uma mulher de negócios num mundo de homens. Agrada-me que ela esteja tentar lá chegar, tomar conta disto, e resolver o assunto..."
E qual é o negócio? "Tenho uma loja de rações e sementes, e um rancho, um rancho pequeno. Criamos ovelhas, porcos, coelhos e galinhas".
Gail Nicols lamenta o estado da agricultura. "O gado está mal, os porcos estão mal, está tudo mal porque as grandes empresas têm demasiado controlo, e esmagam os preços".
Um problema agravado para uma mulher entre rancheiros no interior da Carolina do Sul. "O meu maior problema é mesmo estar num mundo de homens... e depois as pessoas não terem dinheiro para gastar, logo eu não ganho dinheiro, e não posso gastar...".
Um ciclo vicioso que vai tentar quebrar com o voto em Hillary Clinton.
A TSF acompanha o ano presidencial nos Estados Unidos no âmbito de uma parceria com a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD).