A declaração foi publicada no Twitter, pelo presidente dos EUA, referindo-se aos ataques à Síria esta madrugada. O Pentágono anunciou que operação foi "um sucesso".
Corpo do artigo
TSF\audio\2018\04\noticias\14\jose_barreto_siria_16h
Donald Trump, via Twitter, considera que a missão, desta madrugada, contra três alvos na Síria foi cumprida" e "executada com perfeição".
985130802668294144
No tweet, Donald Trump agradeceu ainda aos Reino Unido e à França pela "sabedoria e poder dos seus militares".
A operação militar desencadeada pelos Estados Unidos, pelo Reino Unido e pela França levou o presidente russo, Vladimir Putin, a pedir uma reunião de emergência do Conselho de segurança das Nações Unidas. Uma reunião que está agendada para as 16h00 (hora portuguesa) deste sábado.
Trata-se da quinta reunião que o Conselho de Segurança da ONU realiza esta semana sobre a situação na Síria. A série de ataques com mísseis contra três alvos associados à produção e armazenamento de armas químicas na Síria ocorreu em resposta a um alegado ataque com armas químicas na cidade rebelde de Douma, em Ghouta Oriental, nos arredores de Damasco.
O Pentágono anunciou, entretanto, que foram atingidos com sucesso todos os alvos sírios que estavam previstos na ação militar realizada por Washington, Paris e Londres em resposta ao alegado ataque químico na cidade síria de Douma.
Em conferência de imprensa, a porta-voz do Departamento de Defesa norte-americano, Dana White, reafirmou que os Estados Unidos não tencionam intervir no conflito na Síria, mas não podia permitir tais violações das leis internacionais. "Atingimos com sucesso cada alvo", acrescentou a porta-voz.
qrIYRvEj1rw
Na mesma conferência de imprensa, um alto responsável do Pentágono, o general Kenneth McKenzie, referiu que os ataques ocidentais realizados hoje de madrugada representaram um grande golpe para o programa de armas químicas da Síria e que "levará anos para recuperar".