animais

Alba, o único exemplar de orangotango albino está de volta à natureza

A fêmea de orangotango foi resgatada em 2017 antes de ser vendida como uma espécie rara.

Alba, o único exemplar de orangotango albino conhecido no mundo, está de volta à natureza, depois de um processo de recuperação e adaptação ao seu habitat natural.

PUB

O orangotango fêmea foi encontrado, em maio de 2017, numa jaula colocada no terreno do homem que se auto-denominava seu dono e que aguardava a sua venda.

O animal acabou por ser resgatado e entrou num processo de recuperação para poder ser devolvida à natureza.

"A Alba tem mostrado boas habilidades de escalada e circulação segura entre os ramos, o que indica que está preparada para viver em estado selvagem", explicou o diretor executivo da BOSF - Borneo Orangutan Survival Foundation que fez toda a recuperação.

Alba vai ficar num parque natural do município de Katingan, na Indonésia, onde existem "limites amplos e naturais" e onde se pode vigiar uma popupação de 200 orangotangos, já que a fêmea precisa de ser vigiada devido ao seu albinismo e tem de estar protegida dos caçadores de espécies raras.

De acordo com o La Vanguardia , a população de orangotangos de Bornéu, a ilha da Indonésia, reduziu em 148.500 unidades entre 1999 e 2015 devido a caça e também a plantações, especialmente o óleo de palma, tendo em conta um estudo publicado na revista Current Biology.

  COMENTÁRIOS