Cerca de 40 mil emigrantes brasileiros em Portugal estão este domingo a votar para as Presidenciais do Brasil. À boca das urnas a reportagem da TSF registou a maioria de apoio ao candidato da extrema-direita.
Corpo do artigo
Para Andreia Silva dia de eleições é dia de negócio.
Sentada na escadaria da Faculdade de Direito de Lisboa, onde decorre a votação, esta brasileira há vários anos em Portugal tem uma arca cheia de sabores brasileiros. Cocada, coxinha e pão de queijo são apenas algumas das iguarias: "Tem um saborzinho diferente, lembra-se a nossa casa e espero fazer bom negócio."
TSF\audio\2018\10\noticias\07\maria_miguel_cabo_12h
Negócios à parte, quando se fala dos candidatos Andreia Silva espera que o resultado não traga um sabor amargo ao país: "Estou cética com o que vai acontecer, eu não queria que fosse o Bolsonaro a vencer porque vai acabar com o meu país".
Lá dentro, no átrio da Faculdade de Direito, as paredes estão forradas com dezenas de listas. De olhos atentos e cabeça erguida, muitos procuram o nome, o número de identificação e a secção de voto.
Com dificuldade, Ivanete Silva lá acaba por encontrar o nome entre os milhares de brasileiros registados para votar.
Com a urna à espera não diz em quem vota, mas deixa o desabafo: " Espero que seja o melhor para a gente".
Para outros, não há dúvidas de que o melhor para o Brasil é o candidato de extrema-direita.
A maioria dos brasileiros que falaram com a reportagem da TSF acredita que Jair Bolsonaro é a alternativa mais viável para o Governo brasileiro.
A desilusão com o PT é o principal argumento para quem agora volta o voto à direita.
"É o único que ainda tem chance de fazer alguma coisa, sem duvida que é o Bolsonaro, no primeiro turno e com muita vantagem. No passado eu já votei no PT, eu acreditei mas não demonstraram capacidade para liderar o país", diz Ricardo Pessoa.
As urnas fecham às 17h00 e em Portugal estão quase 40 mil brasileiros inscritos para votar.