Bruxelas elogia Bombeiros e promete ajudar a Grécia "hoje, amanhã e enquanto necessário"

epa06907371 A view of a burning house during a fire in Neo Voutza, northeast Attica, Greece, 24 July 2018. Another 26 charred bodies were found in Argyra Akti. At least 53 people have lost their lives in wildfires that broke out in eastern Attica while there are fears of even more casualties, as many telephone calls have been made for missing persons at the Fire Brigade. Hundreds of firefighters are battling the fires as regional Greek authorities declared a state of emergency in the Attica region, in the eastern and western parts of greater Athens, media reported. EPA/ALEXANDROS VLACHOS
EPA
Jean-Claude Juncker expressou hoje condolências às autoridades gregas, oferecendo a ajuda europeia "enquanto for necessário".
Numa carta dirigida ao primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker ofereceu hoje apoio a Atenas, "durante estes tempos difíceis", garantindo que "tudo será feito" da parte de Bruxelas, para que "não falte ajuda".
"Estamos lado a lado com o povo e as autoridades gregas e louvo os incansáveis e corajosos esforços dos bombeiros. Tudo será feito para fornecer apoio hoje, amanhã e pelo tempo que for necessário", disse o presidente da Comissão Europeia.
Juncker aproveitou ainda para agradecer aos "Estados-Membros relevantes pela sua solidariedade contínua a este respeito". Portugal (a quem a Comissão agradeceu ontem a participação no mecanismos de coordenação europeia, pelo envio de meios aéreos para a Suécia) enviou hoje 50 elementos da Força Especial de Bombeiros, para combater o fogo na Grécia.
O porta-voz da comissão europeia para a Ajuda Humanitária, Carlos Ruiz de Gordejuela confirmou que o pedido de ajuda chegou ainda "ontem à noite", tendo a sido "activado o mecanismo [europeu de coordenação de emergências].
"Rapidamente, recebemos algumas ofertas de ajuda de três Estados-Membros, [nomeadamente] Espanha, Chipre e Bulgária", disse o porta-voz, garantindo que Bruxelas "está em contacto permanente com as autoridades, caso haja novos pedidos de ajuda, da Grécia. E, poderemos coordenar a resposta de outros Estados-Membros".
O comissário Christos Stylianides está a caminho de Atenas para " coordenar o sistema no terreno, em conjunto com as autoridades gregas", disse o porta-voz.
Com a maior parte do território Europeu em situação de seca e em alerta para o risco de incêndios florestais, Carlos Ruiz de Gordejuela fala numa situação inédita, embora se recuse a relacionar os acontecimentos na Grécia, com o fenómeno das alterações climáticas.
"Se olharmos os nossos relatórios sobre o risco de incêndios florestais na Europa e a situação actual, podemos facilmente concluir que vivemos uma situação sem precedentes, relativamente aos incêndios florestais", disse.