
The Spanish flag flies, at Gibraltar's border with Spain, in front of the Rock in the British overseas territory of Gibraltar, historically claimed by Spain, in La Linea de la Concepcion, southern Spain, November 15, 2018. REUTERS/Jon Nazca
REUTERS
Anúncio foi feito este sábado pelo primeiro-ministro espanhol.
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou este sábado que a Espanha alcançou um acordo sobre Gibraltar e votará a favor do 'Brexit', saída britânica da União Europeia (UE).
"Acabo de anunciar ao rei de Espanha que a Espanha chegou a um acordo sobre Gibraltar", disse Sánchez, numa declaração em direto na televisão. "Por conseguinte, no Conselho Europeu que terá lugar amanhã (domingo), a Espanha retira o veto e votará a favor do 'Brexit'", acrescentou, explicando que a União Europeia (UE) e o Reino Unido aceitaram as exigências que Madrid tinha feito.
A declaração de Sánchez foi feita depois de intensas negociações que continuaram hoje entre Londres, Madrid e Bruxelas.
A determinação de Espanha em obter "garantias" sobre o futuro de Gibraltar tinha lançado dúvidas sobre o sucesso da cimeira europeia de domingo sobre o 'Brexit', destinada a aprovar um acordo histórico de separação entre a UE e o Reino Unido.
Após 17 meses de negociações, as duas partes conseguiram chegar a um entendimento para a retirada do Reino Unido e depois a uma declaração política sobre as futuras relações entre as duas partes, mas nos últimos dias as exigências espanholas surgiram como um obstáculo inesperado à aprovação unânime do acordo.
A Espanha tinha manifestado o seu descontentamento com a falta de clareza do texto acordado entre a UE e o Governo de Londres sobre o futuro de Gibraltar, um território britânico situado no extremo sul da Península Ibérica, mas cuja soberania é reivindicada por Espanha.
Sánchez tinha advertido que a Espanha imporia "o seu veto ao acordo" sobre o 'Brexit' se a exigência de Madrid não fosse satisfeita. Para Madrid, é fundamental que qualquer assunto sobre Gibraltar seja sempre negociado entre Espanha e o Reino Unido e qualquer acordo sobre esta questão deve ter o visto prévio espanhol.