Dias antes da coroação, marcada para sábado, o Rei da Tailândia casou com a atual companheira, membro do corpo de segurança, para que ela possa ser rainha. É o quarto casamento de Maha Vajiralongkorn Bodindradebayavarangkun.
Corpo do artigo
A general Suthida Vajiralongkorn Na Ayudhya, de 40 anos, é a partir de agora conhecida como a rainha Suthida.
Desde 2014 que se falava do relacionamento entre o então príncipe herdeiro e a guarda-costas. Os dois foram vistos em público ao longo dos anos, mas o palácio real nunca assumiu oficialmente essa relação.
Agora, o país foi surpreendido com a notícia do casamento, apenas três dias antes do início das cerimónias oficiais da coroação. Um comunicado da Casa real revelou que o monarca, de 66 anos, "decidiu promover a general Suthida Vajiralongkorn Na Aydhaya, para se tornar rainha Suthida, e ela terá o título e estatuto reais como parte integrante da família".
Na declaração, acrescentou que o rei "realizou uma cerimónia de casamento real com a general Suthida Vajiralongkorn Na Aydhaya, de acordo com a lei e as tradições reais, de uma maneira completa e justa".
Imagens da cerimónia foram transmitidas pelas televisões tailandesas: o rei é visto a deitar água sagrada na cabeça da rainha Suthida e o casal assina depois o registo de casamento.
Em 2014, Vajiralongkorn nomeou Suthida Tidjai, uma antiga comissária de bordo da Thai Airways, como vice-comandante da unidade de guarda-costas. Fez dela uma general do exército em 2016, já depois da morte do pai, o rei Bhumibol Adulyadej.
Maha Vajiralongkorn Bodindradebayavarangkun assumiu funções no final de 2016. O monarca foi designado Rei Rama X, e é o décimo membro da dinastia Chakri, que governa a Tailândia desde 1782.
Este foi o quarto casamento do rei Vajiralongkorn, que tem duas filhas e cinco filhos, dos quais apenas um é oficialmente reconhecido como príncipe.