O Presidente dos EUA garantiu ainda, numa conferência de imprensa, que está aberto a trabalhar num estatuto para os chamados "dreamers" - os jovens imigrantes que correm o risco de serem deportados.
Corpo do artigo
Donald Trump avisa que a administração norte-americana pode ficar encerrada durante muito tempo e exige cinco mil milhões de dólares para construir o muro com o México.
São declarações feitas pelo Presidente dos EUA numa conferência de imprensa na qual Trump garantiu ainda que está aberto a trabalhar num estatuto para os chamados "dreamers" - os jovens imigrantes que correm o risco de serem deportados.
TSF\audio\2019\01\noticias\02\donald_trump_1_cnn_trad
No capítulo internacional, Trump disse que recebeu uma carta de Kim Jong Un e que espera reunir-se com o líder norte-coreano em breve, sublinhando a boa relação que tem com o líder da Coreia do Norte.
O encerramento parcial de serviços do governo federal dos EUA, o designado 'shutdown', que já dura há 12 dias, pode prolongar-se durante "muito tempo", afirmou Donald Trump, algumas horas antes de receber congressistas dos dois partidos.
A reunião com republicanos e democratas pretende discutir eventuais saídas do impasse.
"Creio que as pessoas pensam que eu tenho razão", disse Trump, que exige o financiamento de um muro na fronteira com o México, ao qual se opõem os democratas.
"Os 5,6 mil milhões de dólares [4,9 mil milhões de euros] são um montante de tal maneira pequeno e este é um assunto de segurança nacional", insistiu, em declarações na Casa Branca.
Sem orçamento, muitos ministérios e agências governamentais fecharam as portas, deixando cerca de 800 mil funcionários em licença sem vencimento ou, em serviços considerados essenciais, forçados a trabalhar sem remuneração em pleno período de festas.