Banksy

E vai uma, e vão duas, e vão três. Destruída! A obra que custou mais de um milhão de euros

Pode parecer uma partida mas não é. Obra de Banksy autodestruiu-se após ser leiloada pela Sotheby's.

O quadro em causa era uma cópia de um dos trabalhos mais conhecidos do misterioso artista. A versão para galeria de "Rapariga com Balão" foi o último item do leilão organizado pela Sotheby's e o preço chegou ao patamar da última obra leiloada do artista 1,042 milhões de libras (mais de um milhão de euros).

O insólito aconteceu assim que o martelo do leiloeiro confirmou a aquisição. A tela começou a "descair" e ser destruída através de um triturador que estava escondido na moldura.

Através da rede social Instagram, Banksy partilhou uma fotografia do sucedido que mostra bem o ar de espanto dos que estavam na sala.

Os seguidores do artista não tardaram a especular sobre quem seria o comprador. Há quem avance que tudo não passou de uma partida do próprio Banksy.

A Sotheby's garantiu, "com toda a certeza", que esta é a primeira vez que que uma obra de arte se autodestrói logo após a confirmação de uma venda.

Em declarações ao jornal Financial Times, a leiloeira adiantou que já está em conversações com o comprador, "que está surpreendido com a situação", para perceber quais serão os próximos passos a dar.

A identidade do comprador não foi revelada, nem tão pouco se esta "partida" fez aumentar ou baixar o valor da obra.

O graffiti "Rapariga com Balão" apareceu pela primeira vez em 2006, numa parede na Great Eastern Street, em Shoreditch, zona este de Londres. A versão para galeria está trabalhada em tela com tinta spray e acrílica.

Banksy, cuja identidade é desconhecida, é conhecido por pintar graffiti alusivos a temas políticos e sociais de forma irónica e satírica. Os primeiros trabalhos surgiram nas ruas de Bristol mas depressa se expandiram a vários pontos do globo.

Banksy planeou tudo

O artista publicou, durante a tarde deste sábado, um vídeo no Instagram em que revela que esta auto-destruição foi planeada pelo próprio. Segundo o artista, o próprio incluiu uma destruidora de papel na obra que seria ativada no caso da mesma ser leiloada. Isso aconteceu esta tarde, o resto é história.

  COMENTÁRIOS