Saúde e imigração. As principais preocupações dos votantes nas intercalares dos EUA
Norte-americanos votam esta terça-feira os lugares no Congresso.
Corpo do artigo
Saúde e imigração foram as questões que o eleitorado norte-americano mais teve esta terça-feira em mente ao depositar os boletins de voto nas urnas destas eleições legislativas intercalares, segundo uma sondagem da agência noticiosa Associated Press (AP).
Um total de 26% dos votantes apontou os cuidados de saúde como o problema mais importante com que o país se debate neste ato eleitoral.
Percentagens mais reduzidas consideraram a imigração (23%), a economia (19%), a política de porte de arma (8%) e o ambiente (7%) como as principais questões em causa.
Os resultados da sondagem VoteCast evidenciaram também que, para a maioria dos votantes (64%), o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi uma razão para o seu voto, ao passo que para 36%, ele não foi um fator que tenha pesado no seu sentido de voto.
A maioria dos votantes considera que o país vai na direção errada, mas, apesar disso, cerca de dois terços (65%) pensam que a situação económica é boa, contra 34% que acham que não é.
Com o controlo das duas câmaras do Congresso - Câmara dos Representantes e Senado - em causa, Trump encorajou os eleitores a encararem as primeiras eleições gerais realizadas durante a sua Presidência como um referendo à sua liderança.
Nesta sondagem VoteCast, um sistema hoje estreado, que substitui os questionários feitos pessoalmente à boca das urnas como fonte de informação pormenorizada sobre o eleitorado norte-americano, foram entrevistados mais de 113.000 votantes em todo o país.