Os últimos dados revelam que com 85% dos votos já contabilizados, o partido de centro-esquerda reúne o maior número de votos mas com pouca diferença para a Aliança de centro-direita.
Corpo do artigo
O maior partido do centro-esquerda conquistou o maior número de votos nas eleições legislativas que se realizaram este domingo na Suécia. Com 85% dos votos contabilizados, os sociais-democratas alcançaram mais de 28,2 %, numa votação marcada pelo crescimento do partido de extrema-direita.
Os Democratas da Suécia festejam a conquista de mais de quase 18 pontos percentuais. O partido anti-imigração já veio congratular-se com o resultado.
Citado pela Reuters, o líder nacionalista Jimmie Akesson num primeiro comentário aos resultados, afirma que o "partido sai vitorioso desta eleição e com influência para o futuro político do país."
Akesson diz ainda que está preparado para falar com todos os partidos, numa tentativa de alcançar um acordo para uma eventual coligação.
A Aliança de centro-direita está praticamente empatada com o partido que está no poder. O futuro político da Suécia irá assim definir-se nos acordos de coligação.
A votação deste domingo foi a primeira a ser realizada desde que a Suécia, país com uma população que ronda os dez milhões de habitantes, recebeu 163 mil requerentes de asilo em 2015, o maior rácio per capita da Europa, no acolhimento de migrantes.
Em poucos meses, o Governo de Estocolmo teve, no entanto, que recuar nas políticas de acolhimento, e o primeiro-ministro sueco, Stefan Löfven, admitiu que o país não estava a conseguir lidar com tal fluxo migratório.
Apesar do endurecimento das leis migratórias e do reforço dos controlos fronteiriços, muitos suecos sentem-se abalados por um crescente sentimento de insegurança, alimentado por relatos de violações, carros incendiados e violência de gangues em bairros normalmente associados com a população imigrante, e com uma elevada taxa de desemprego.
LEIA MAIS
Terramoto eleitoral à vista? Pode ser o fim da Suécia "tolerante e aberta"
Notícia atualizada às 22h48