As sondagens dão-lhe apenas um humilde quarto lugar na corrida presidencial. Mas o antigo Governador de São Paulo não desiste. Para muitos continua a ser "Geraldinho", o estudante interessado e esforçado.
Corpo do artigo
Pindamonhangaba é um município do Vale do Paraíba e Litoral Norte no estado de São Paulo. Pin, para os amigos e para os filhos da terra. A terra de Alckmin.
A cidade onde nasceu, cresceu e começou a carreira política o antigo prefeito Geraldo Alckmin, a cidade onde sempre volta nem que seja pelos petiscos de quem o criou: "A comida da Nhá é imbatível". Tendo perdido a mãe muito cedo, foi a dona Nhá quem ajudou a criar os filhos do pai Geraldo.
TSF\audio\2018\10\noticias\03\03_outubro_2018_ricardo_alexandre_perfil_geraldo_alckmin
A ex-professora Cecília não esquece o Geraldinho, menino que "era do grupo dos alunos que se interessava". Interessado e esforçado, o então trabalhador estudante de medicina começou a carreira política aos 19 anos, filiado no antigo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), quando ainda estava no primeiro ano da faculdade. Foi eleito com 1.447 votos, sendo o vereador mais votado.
À beira de fazer 66 anos, o médico filiado no Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) foi Governador do Estado de São Paulo entre 2001 e 2006 e de 2011 a 2018, quando renunciou para se candidatar, pela segunda vez, à presidência do Brasil.
Em 2006 perdeu para Luis Inácio Lula da Silva, com perto de quarenta por cento na segunda volta. Voltou ao governo estadual e foi governador do maior estado do Brasil. Atualmente quarto nas intenções de voto, está difícil a trajetória de Geraldo Alckmin para o palácio do Planalto.
Mas o político que foi médico não declara a morte da candidatura. Até porque, como afirma, "democracia dá trabalho". Alckmin, o médico, não é diferente de Alckmin, o político: "O médico é o cuidador, e a política tem esse sentido de cuidar, do abraço coletivo. Meu dever é melhorar a saúde. Não vamos fazer mágica, mas vamos melhorar."
Na reta final da campanha presidencial do Brasil, a TSF está a publicar os perfis dos principais candidatos. Conheça Marina Silva, Ciro Gomes e João Amoêdo antes das eleições do próximo domingo, dia 7 de outubro.