Reino Unido

Há um novo partido britânico que promete travar o Brexit

"Uma nova visão para a nação" é um dos lemas do novo partido Renew, em português, Renovar.

Nasceu a 19 de fevereiro e tem metas ambiciosas. O mais novo partido britânico quer apresentar candidatos a deputados em todos os 650 círculos eleitorais e já está a trabalhar nisso.

"Recebemos 800 candidaturas de pessoas que querem ser deputados. Mais de 1000 querem fazer trabalho voluntário no partido e vários milhares de pessoas já nos seguem nas redes sociais. O que vemos é uma grande vaga de apoio à ideia de um novo partido que volte a falar com as pessoas, que recrie o nosso sistema político e que nos leve por caminho melhor do que aquele que estamos a percorrer neste momento."

Sandra Khadouri, uma das três caras que lideram o Renew, explica o lema do partido - "repensar o Brexit, renovar a Grã-Bretanha". Traduzido por miúdos, o Renew quer travar a saída do Reino Unido da União Europeia.

"Há milhões de pessoas neste país que neste momento não têm partido. Sentem que os partidos já não os representam, que os partidos não têm noção das suas verdadeiras necessidades e, que estão muito preocupados com o futuro. Há pessoas que votaram pelo Brexit e que atualmente têm dúvidas. Não sabiam que ia ser tão complicado, tão demorado e tão caro. A nossa mensagem para os eleitores é basicamente: nós podemos mudar de ideias e não temos que sair da União Europeia, agora que já sabemos mais."

Em entrevista à TSF, Sandra Khadhouri acusa os principais partidos britânicos de terem falhado na leitura das prioridades dos britânicos e defende que é preciso alertar os eleitores para o que o país vai perder por causa do Brexit.

"Nós já sentimos que deixar a União vai ser mau para nós e de muitas maneiras. Por isso, nós estamos a trabalhar para encontrar uma forma de abordar os problemas e as causas que estiveram por trás da vitória do Brexit e vamos falar com as pessoas acerca das perdas que enfrentaremos se sairmos da União", garante.

Para evitar essas perdas, a solução é ir novamente a votos. O partido Renovar defende um referendo ao acordo final que vier a ser estabelecido entre o Reino Unido e a União Europeia.

O novo partido assume que a sua criação foi inspirada no movimento criado pelo Presidente francês, Emmanuel Macron. "Inspirámo-nos no En Marche porque eles foram capaz de criar, de raiz, um movimento feito pelo povo. E rapidamente conseguiram apoio para a sua ideia de que a cena política precisava de algo novo. Por isso, assumimos essa inspiração mas os nossos laços com o En Marche são apenas informais, não formais, e estamos esperançados em conseguir galvanizar apoios da mesma forma que eles o fizeram."

Um partido do centro político, afirma Sandra Kadhouri, que está convencida de que vai conseguir eleger deputados nas próximas eleições gerais.