O MP espanhol pediu ainda esta quinta-feira a prisão incondicional para oito membros do Governo catalão (Generalitat) destituídos.
Corpo do artigo
Um juiz espanhol emitiu um mandado de captura internacional para Puigdemont e para os outros quatro ex-conselheiros do Governo catalão que estão em Bruxelas, informa o El País.
O documento apresentado pelo diário espanhol dá conta de que o pedido de captura da Procuradoria espanhola se estende a Antoni Comín, Meritxell Serret, Lluís Puig e Clara Ponsati, que, tal como Puigdemon, faltaram à Audiência Nacional esta manhã.
O Ministério Público acusa os 14 antigos membros do Executivo catalão, entre os quais Puigdemont, e seis deputados regionais, incluindo a presidente do parlamento, de delitos de rebelião, sedição e desvio de fundos, arriscando-se a penas que vão até 30 anos de prisão.
Prisão incondicional decretada em audiência nacional
Dos 14 membros da Generalitat destituídos, apenas se apresentaram na Audiência Nacional esta manhã nove, tendo faltado cinco deles, incluindo o presidente, Carles Puigdemont.
A juíza da Audiência Nacional espanhola decretou a prisão incondicional para oito ex-ministros regionais, entre eles o vice-presidente de Carles Puigdemont.
A juíza estipulou ainda uma fiança de 50.000 euros para um outro esperar pelo julgamento em liberdade.