Manobras tinham sido canceladas esta manhã depois de se saber que uma segunda barragem estaria em risco de rutura.
Corpo do artigo
Vão ser retomadas as buscas pelas vítimas da rutura de uma barragem em Brumadinho, no Brasil. As operações tinham sido suspensas esta manhã, depois de ter sido anunciado que uma barragem próxima estaria, também ela, em risco de rutura.
Citado pela agência Reuters, o tenente-coronel Flávio Godinho, da agência de Defesa Civil de Minas Gerais, revelou que o risco de rutura de uma segunda barragem é, neste momento, reduzido. Também a evacuação dos residentes de Brumadinho, que tinha sido iniciada esta manhã, foi suspensa.
Em comunicado divulgado no seu site oficial, a Vale - empresa responsável pelas barragens - confirma que o nível de perigo de rutura da barragem baixou. "A Vale confirma que a Defesa Civil baixou o nível de criticidade da Barrage VI de 2 para 1. Com estas notícias, as pessoas que tinham deixado as suas coisas previamente já têm autorização para regressar e a Defesa Civil já pôde retomar as buscas pelos desaparecidos na região."
A rutura, esta sexta-feira, da barragem do Corrego do Feijão fez pelo menos 37 mortos e deixou mais de 280 pessoas desaparecidas.
Leia mais:
- 37 mortos confirmados em rutura da barragem no Brasil. 24 mil pessoas retiradas de casa