Saman Kunan, o voluntário que morreu para levar oxigénio a jovens presos em gruta
Atleta e ex-membro da equipa elite da Marinha morreu sem oxigénio, quando regressava da zona onde os jovens estão presos.
Corpo do artigo
Saman Kunan perdeu a vida para levar oxigénio aos jovens que se encontram presos há 13 dias numa gruta em Chiang Rai, na Tailândia, devido às monções desta época do ano.
O mergulhador já fez parte da equipa de elite da Marinha e era voluntário na missão de salvamento dos 12 jovens e do treinador da equipa, de 25 anos.
Kunan esteve na zona da caverna onde está a equipa de futebol e entregou reservas de oxigénio, tendo em conta que o nível se encontra nos 15% quando deveria manter-se nos 21%.
O ex-membro da Marinha adorava desporto, praticava ciclismo e era atleta de triatlo. Os colegas descrevem-no como "habilidoso e talentoso" e têm feito diversas homenagens após as notícias da morte.
Num vídeo gravado antes de partir para a missão, o mergulhador mostrou-se confiante. "Vamos levar as crianças para casa", disse.
hnOm6N_hpIM
O resgate ainda não aconteceu, estão várias opções em aberto, mas as chuvas intensas esperadas para o fim de semana poderão acelerar o processo.