
A final do concurso decorreu na Feira Internacional de Artesanato, em Lisboa.
Ana Magalhães, do Six Senses Douro Valley, em Lamego, sagrou-se vencedora do Chefe Cozinheiro do Ano 2022, concurso de cozinha profissional que vai já na 33ª edição.
A final do concurso promovido pelas Edições do Gosto realizou-se na Feira Internacional de Artesanato, que decorre nos pavilhões da FIL em Lisboa.
Para a vencedora, «foi um triunfo difícil e que resultou num desafio de superação pessoal e profissional. Era um objetivo que já tinha há alguns anos e que, finalmente, consegui alcançar», referiu a chefe de partida daquela unidade hoteleira.
Há 23 anos que uma mulher não vencia este concurso, proeza que deixou Ana Magalhães ainda mais feliz. Estou muito orgulhosa do trabalho que fiz», sublinhou.
O menu ganhador
O menu apresentado pela concorrente vencedora foi escabeche de cavala com amêndoa e ervas (entrada); grão-de-bico com línguas
de bacalhau (prato de peixe); cabrito assado com arroz de miúdos (prato de carne) e leite creme de alfazema, chocolate, mel e limão (sobremesa).
Em 2º lugar, ficou Fábio Santos, do Restaurante Landeira, em Tomar; Nuno Dinis Ferreira, do Bairro Alto Hotel, em Lisboa, classificou-se na 3.ª posição.
O Prémio Helmut Ziebell foi entregue a Manuel Pires, do Santa Maria Petisca Ria, pela sobremesa Melosa, Figueira e Laranja.
Outra distinção -- Prémio Virgílio Gomes -- foi conquistado pela sobremesa leite creme de alfazema, chocolate, mel e limão.
Quem é a vencedora
Ana Magalhães tem 26 anos, é formada em Gestão e Produção de Cozinha pela Escola de Hotelaria e Turismo de Lamego, tendo iniciado o seu percurso profissional no Hotel Rural Quinta de Nossa Senhora do Carmo. Em seguida, transitou para o Hotel Vila Park e depois para o Falésia Hotel.
Em 2014, ingressou no The Yeatman e cinco anos depois juntou-se à equipa do Hotel Six Senses Douro Valley, onde exerce o cargo de chefe de partida.
O prémio Sustentabilidade Makro foi entregue também a Ana Magalhães.