O sucesso alcançado pela edição pioneira, promovida em tempo de pandemia, ditou a repetição, nos dias 12 e 13 de março, da singular iniciativa, em formato online, "Dois dedos de conversa sobre livros e Vinhos Verdes".
Corpo do artigo
O livro e garrafa de vinho verde chegam a casa, bem acondicionados numa embalagem, o que é relevante comodidade nestes dias em que sobejam apregoadas queixas e lamentos por falta de tempo.
Desse modo, é fácil programar uma descontraída conversa online, na quietude do lar, versando a leitura de um livro, harmonizada de modo perfeito com um vinho verde de eleição.
Esta é a (renovada) proposta da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) que, em parceria com a editora Aletheia, leva a cabo seis sessões online que juntam oradores convidados, enólogos e produtores da Região.
«A segunda edição desta iniciativa é um reforço da nossa aposta em produtos de cultura que se complementam. Livros e vinhos promovem o debate de ideias e a partilha de sensações e é esse mesmo produto conjunto que queremos levar a casa dos consumidores», sublinha Carla Cunha, diretora de Marketing da CVRVV.
Três sessões diárias
O programa inclui três sessões diárias, nas quais participam Francisco Moita Flores, José Manuel Fernandes, Gonçalo Graça Moura, Pedro Picoito, Alexandra Louro e João Céu e Silva como animadores de conversas sobre obras consideradas referências da literatura, caso de "Arsène Lupin, Gentleman-Gatuno", de Maurice Le Blanc; "Dom Casmurro", de Machado de Assis; "O Homem que era Quinta-Feira", de G. K. Chesterton; «O pequeno-almoço do sargento Beauchamp", de Vasco Graça Moura; "Glória", de Vasco Pulido Valente ou "Era uma vez... a Revolução (Memórias)", de José Manuel Fernandes.
Para harmonizar na perfeição, os vinhos da Casa da Tojeira, Quinta São Gião, Vercoope, Quinta da Lixa, Quinta de Lourosa e Adega Ponte de Lima tornam as sessões particularmente agradáveis.
Notas de prova na agenda
A conversa ganha outra dimensão em ambos os dias (sábado e domingo), entre as 14.30 horas e as 20.00 horas, em sessões exclusivas, em que a conversa, moderada por Ana Colaço, estende-se das letras às notas de prova.
O limite máximo é de 50 participantes em cada uma das sessões, com um custo de inscrição de 15 euros, que inclui o envio para casa (despacho incluído para o continente e ilhas) de um «pack» com uma garrafa do vinho em prova e do livro em apresentação.