Corpo do artigo
Com a chegada do verão, a Adega de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez lançou novos vinhos, plenos de frescura, elegância e acidez.
Várias referências para amenizar os dias quentes, ideais para comidas leves a pedir um bom vinho verde, tão tradicional como o distintivo rótulo Naperão.
Com um crescimento da ordem dos 110 por cento nos últimos cinco anos, a Adega de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez produz 5.5 milhões de garrafas por ano e exporta 73% da sua produção para 32 países.
Número que refletem o porfiado trabalho desenvolvido desde a vinha, com o acompanhamento do labor dos 1 200 viticultores associados, ao produto final, apurado pela equipa de enologia liderada pelo eng.º José Oliveira, e à dinâmica imprimida pelo departamento de inovação & ID e pela estrutura de marketing, incansável e imaginativa na promoção dos vinhos da região atravessada pelos rios Lima, Vade e Vez.
Entre as mais recentes novidades da coleção Naperão, está o Loureiro Premium 2021, um clássico da Adega que honra uma das castas mais tradicionais da região. É um vinho leve, frutado, seco e elegante. Com notas florais, revela uma acidez vibrante. É ideal para harmonizar com comida leve.
Outra das novidades da referida coleção Naperão é o Loureiro-Alvarinho Premium 2021, que expressa um superior grau de complexidade aromática, algo tropical, a par de uma notória elegância.
Um vinho de qualidade, expresso no volume de vendas e no gradual aumento dos índices de exportação, o que não deixa de ser relevante.
No topo, o Grande Reserva 2020, lançado na pretérita primavera, resulta de um lote de Loureiro-Alvarinho. Um breve estágio em madeira teve o condão de conferir mais exotismo e alguma untuosidade a este vinho do qual foram produzidas cerca de 20 mil garrafas.
Do jovial Rosé ao clássico Grande Escolha
O vasto portefólio da adega minhota foi ainda enriquecido com o Rosé, um vinho jovial e frutado, já premiado.
Com boa estrutura, pleno de mineralidade, o Alvarinho Reserva revela um intenso aroma frutado.
Campeão de vendas, o Grande Escolha é um clássico vinho verde, com aromas cítricos e florais e notas de maçã. Muito fresco, tem sido um sucesso não só no mercado nacional, mas em especial na Polónia e nos Estados Unidos
Prestes a tornar-se sexagenária - foi fundada em 1963 - a Adega de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez tem trabalhado com afinco na expressão da qualidade das castas indígenas e mais tradicionais Loureiro e Vinhão existentes nos 1 200 hectares de vinha.
Com certificação internacional de qualidade e segurança alimentar (ISSO 22.000), lançou nos últimos anos uma coleção de vinhos premium e outra designada Reserva de Sócios (Loureiro, Alvarinho e Vinhão). São vinhos estruturados e com estágio em barrica de vários tipos de madeira de diferentes origens.
O vasto portefólio inclui cervejas artesanais de inspiração vínica, chocolates e trufas com recheios de vinho e aguardente.