A Herdade do Rocim, em Cuba, mantém a tradição da Abertura das Talhas (Amphora Wine Day) no S. Martinho. A 6.ª edição, dia 11 de novembro, é mais participada e internacional de sempre.
Corpo do artigo
A tradição secular da abertura das talhas, um ritual com tradição em muitas terras alentejanas, volta a ter singular expressão na Herdade do Rocim, em Cuba, no Baixo Alentejo.
Desde 2018, que o Amphora Wine Day ganhou expressão e um estatuto especial, tornando-se um evento de significativa importância na divulgação e promoção de um tipo de vinho mais rústico e artesanal, cuja produção originária remonta ao tempo da ocupação romana.
A edição deste ano conta com 58 produtores, 22 dos quais estrangeiros - é o maior número de sempre - e de um painel internacional, integrado por nomes sonantes do mundo do vinho, que trazem a esta iniciativa uma abordagem ainda mais internacional aos vinhos de ânfora, colocando-os na mira dos consumidores em todo o mundo.
Provas e a 2.ª edição das Amphora Wine Talks, com inscrição obrigatória, que contam com a participação de Tiago Macena, prestes a tornar-se no primeiro português a obter o título de Master of Wine, fazem desta edição da Abertura das Talhas "uma das mais desafiante de sempre", adianta Pedro Ribeiro, administrador e enólogo da Herdade do Rocim.
"Esta edição consegue juntar alguns dos melhores profissionais do mundo do vinho, prescritores de tendências, que vão provar vinhos de vários produtores nacionais com vinhos de ânfora nos seus portefólios. Ao mesmo tempo, levam com eles toda a experiência que é a celebração dos vinhos de talha no Alentejo, como a gastronomia e o cante alentejano associados a este Amphora Wine Day", sublinha aquele responsável.
"Confesso que estou com uma expetativa muito elevada para esta edição, que também é uma montra para os vinhos portugueses e para o nosso turismo", acrescenta Pedro Ribeiro, enfatizando que que "este evento nunca foi uma ação da Herdade do Rocim, mas sim uma celebração do vinho de talha de todo o Alentejo. Por isso, juntamos sempre todos aqueles que têm prazer em fazer vinhos de ânfora".
Provas comentadas são novidade
As provas comentadas, em número de quatro, são a novidade deste ano. Abertas ao público, têm o seguinte programa:
17h00 - Associação de Vinhos de Talha (XXVI Talhas / José Galante, Baixo Alentejo)
17h15 - Ânforas pelo Mundo (Archil - Meskhisvilli Family, Georgia)
17h30 - Ânforas do Norte (Quinta do Popa, Douro)
17h45 - Ânforas do Sul (Arvad, Algarve)
Entretanto, os críticos internacionais vão efetuar provas, à porta fechada, para conhecer e provar os vinhos dos produtores.
A Mark Squires, durante muito tempo provador de vinhos portugueses para o crítico Robert Parker, juntam-se Marcelo
Copello, considerado atualmente um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil; Paul White, especialista de vinhos norte-americano, que já disse publicamente que o Vinho de Talha Alentejano é uma "mina de ouro"; Sarah Ahmed, crítica reconhecida a nível mundial, apaixonada pelos vinhos portugueses; e Suzana Barelli, colunista brasileira.
Ânforas sem fronteiras é tema das Conversas
O tema das conversas sobre vinho da talha deste ano é "Ânforas sem Fronteiras". O jornalista e crítico de vinhos Luís Lopes volta a ser o moderador das Amphora Wine Talks, entre as 15h00 e as 16h30, em que participam Sarah Ahmed (Press member), Tiago Macena (Tiago Macena Wines), Hugo Mendes (Volátil & Exótico) e Shota Lagazidze (Lagazi Wines).
A inscrição é obrigatória.
Cante alentejano e petiscos
O cante alentejano, património imaterial da Humanidade, volta a ecoar, tonitruante e poderoso, criando uma atmosfera única.
Os grupos de Cuba, Os Ceifeiros, com 90 anos de existência, e os Bafos de Baco, mais jovem, cantarão algumas modas.
Para conchegar o estômago, não vão faltar petiscos com sabor regional, assinados por renomados chefes.
Às 18h00, como manda tradição, abrem-se as talhas!
Um momento único, de empolgante celebração, para materializar o adágio: em dia de S. Martinho, vai àadega e prova o vinho. Da talha, na Herdade do Rocim,
Os bilhetes para o evento estão à venda na ticketline.