O Dia de Abertura das Talhas (Amphora Wine Day) anima de novo a Herdade do Rocim, em Cuba (Baixo Alentejo). No dia 15 de novembro, meia centena de produtores nacionais e estrangeiros participam na já tradicional celebração do vinho de talha
Corpo do artigo
O ritual de abertura das talhas, em tempo de S. Martinho, é o momento culminante de um trabalho paciente, longo e exigente realizado de acordo com processos ancestrais para produzir vinho.
O vinho de talha tem origem milenar, remonta à época da ocupação romana no Alentejo e a herança perdurou até hoje em vários locais da região transtagana.
Os concelhos de Cuba e Vidigueira, em especial as freguesias de Vila Alva e de Vila de Frades, são um desses rincões onde a tradição foi revitalizada e ganhou notoriedade, muito em particular graças a eventos com a dimensão e projeção internacional como é o Amphora Wine Day.
Desde 2018, que produtores, enófilos e críticos rumam à Herdade do Rocim, para de algum modo protagonizarem uma viagem no tempo, marcada pela tradição e cultura, vetores da produção de um vinho tão singular.
A edição deste ano reunirá cerca de 50 produtores nacionais e estrangeiros, oriundos de países como Chile, Geórgia, Espanha, França e Itália, que partilharão experiências em tempo de celebração desta técnica secular de produção de vinho.
Sob a liderança dos enólogos Catarina Vieira e Pedro Ribeiro, o evento tem desempenhado um papel fundamental na redescoberta global dos vinhos de ânfora.
“Produtores de todo o mundo viajam até ao Alentejo para celebrar esta arte ancestral e compreender como o barro, o tempo e a terra se unem para criar vinhos únicos”, sublinha Pedro Ribeiro, administrador da Herdade do Rocim.
“Foi aqui, entre Vidigueira e Cuba, que o Alentejo voltou a ser reconhecido como o grande guardião do vinho de talha, colocando Portugal no mapa dos vinhos feitos em ânfora”, refere Pedro Ribeiro.
“Creio mesmo, que podemos dizer, sem qualquer risco, que o Rocim abriu os olhos do mundo para o vinho de ânfora do Alentejo”, acrescentou aquele responsável.
No Dia de Abertura das Talhas, o público tem oportunidade de provar todos os vinhos presentes neste evento que inclui conferências, gastronomia regional e música ao vivo.
O horário está dividido em dois períodos: entre as 11h00 e as 14h00 para profissionais do setor e jornalistas; a partir das 14h00 e até às 19h00 para o público em geral.
Os ingressos têm o custo de 24,50 euros (pré-venda) e de 29,50 euros (no dia do evento)
A Herdade do Rocim está situada junto à EN 387, 7940-909, em Cuba (Baixo Alentejo).
