O sentido de inovação é algo muito querido para a Adega de Ponte da Barca, que acaba de lançar novas colheitas e um vinho com estágio pouco comum: Acácia Loureiro
Corpo do artigo
A Adega de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez/Barcos Wines é um dos maiores produtores de Loureiro, a casta predominante no vale do Lima.
Com um sentido de inovação que é de enaltecer, graças ao dinamismo da equipa de enologia liderada por José Dantas Oliveira, e constitui, de certo modo, a imagem de marca daquele produtor, sempre com a conquista de novos públicos na mira, o lançamento de uma edição limitada – apenas 786 garrafas – do Acácia Loureiro insere-se em tal estratégia.
Trata-se de um vinho diferente da casta Loureiro, que estagiou 12 meses em barricas novas de madeira de acácia, o que proporciona um aroma mais profundo e complexo em relação ao tradicional carvalho.
Na prova, o caráter frutado e mais floral da casta Loureiro, com aromas de rosa, está bem evidente, Na boca, é um vinho persistente, sobressaindo a mineralidade granítica.
Um trio de outras novidades
Nas novidades da Adega de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez/Barcos Wines destaque para o Branco Grande Escolha
2024, um vinho que é referência do produtor minhoto e que teve a sua composição alterada em relação a edições anteriores: manteve 85% de Loureiro, mas passou a incluir 15% de Alvarinho em vez de 5%, e abdicou das castas Trajadura e Arinto.
O objetivo da alteração foi alcançado, uma vez que este vinho branco ganhou maior estrutura, complexidade, um tudo nada mais tropical, e persistência. É um vinho verde clássico, com ligeiro gás carbónico, e que mantém a frescura e as notas cítricas; na boca é envolvente, tem volume e uma persistência aromática longa.
O Loureiro Premium 2024 é o paradigma da fidelidade desta Adega ao lema ‘a origem conta’: elaborado com uvas da casta Loureiro, a maioria do vale do rio Lima, e outras das margens do Vez.
O caráter genuíno deste vinho, que expressa as caraterísticas do território, está bem evidente nos aromas cítricos, na acidez e no prazer que proporciona.
Outro dos mais recentes lançamentos é o Adega Ponte da Barca Loureiro-Alvarinho Premium 2024, produzido com uvas de vinhas com 15 anos conduzidas em cordão simples. Foi elaborado com percentagens iguais de ambas as castas, uma combinação de que a empresa foi pioneira e traduz num vinho com muita frescura, proporcionada pelo Loureiro, e com o aroma, notas tropicais e fruta de caroço; corpo e persistência do Alvarinho.
É um vinho ideal para acompanhar peixe fresco grelhado na brasa.
Com o dia mais quentes cada vez mais perto, estes vinhos, pelas suas caraterísticas, são particularmente indicados para
harmonizar com peixes, mariscos e pratos das cozinhas atlântica e asiática.
