Vila Alva, no concelho alentejano de Cuba, volta a celebrar, no próximo dia 11 de maio, o vinho de talha e a gastronomia regional. O Vinho na Vila abre as portas de 13 adegas da localidade.
Corpo do artigo
No território onde a produção de vinho de talha é tradição ancestral, as portas das castiças adegas de Vila Alva, povoação de casas caiadas de um branco imaculado e bonitas igrejas, ricas em frescos, pinturas murais datadas dos séculos XVI e XVII, abrem-se ao público, pelo segundo ano consecutivo, para provas de vinhos e de petiscos típicos.
O ambiente é de festa ao longo da rota desenhada através das ruas de Vila Alva, num trajeto que vai do largo da Fonte à praça da igreja matriz e ao fontanário, onde é possível observar o processo de produção de vinho de talha, bem como da pezgagem.
Em alternativa, há uma exposição de fotografia para apreciar e um passeio pedestre com a extensão de 4,5 km, com prova de dois vinhos, e visita guiada a uma vinha centenária da região, um património hoje em dia, felizmente, a ser alvo de redobrada atenção.
Em prova vão estar mais de 250 referências de vinhos de 35 pequenos produtores de todo o país neste evento com organização do Enóphilo e do produtor XXVI Talhas e que conta com o apoio do município de Cuba.
Para Luís Gradíssimo, esta iniciativa “é das mais genuínas e pitorescas. Depois da edição de 2023, os habitantes envolveram-
se intimamente com o projeto e retocaram a cal das paredes para avivar a brancura. Tudo isto para abrirem as portas das próprias casas para acolher os forasteiros que chegam de todo o país. É único!”, sublinhou o responsável do Enóphilo.
Programa aliciante
Do programa, que decorre entra as 14.30 horas e as 20 horas, consta a Prova de Vinhos, com visita a mais de uma dezena de adegas, muitas fechadas ao público durante o ano.
Em paralelo, a Rota dos Petiscos, com enchidos e queijos regionais e o saboroso pão, é complemento ideal.
A partir das 20.30 horas, está na mesa o Jantar com Vinho, no largo da Igreja Matriz. A gastronomia alentejana e os vinhos do produtor XXVI Talhas são os protagonistas desta refeição com um magnífico cenário.
A organização disponibiliza copo de vinho, mediante caução de €5, valor devolvido mediante a sua entrega.
“Este projeto é muito mais do que um encontro em redor do vinho e dos petiscos. É um convite a que nos descubram e sejam contagiados pelas maravilhas que o interior do nosso país esconde, nomeadamente o Alentejo”, sublinha Alda Parreira, mentora do projeto Vinho na Vila.
“A riqueza que Vila Alva encerra em si, com as adegas ancestrais de vinho de talha, deveria ser valorizada m termos nacionais”, salienta remata Daniel Parreira (XXVI Talhas).
Novidade saborosa
A edição deste ano apresenta uma novidade: no dia 10 de maio, dois chefes de renome -- João Narigueta (Poda, Híbrido) e Filipe Ramalho (Páteo Real) – vão preparar um jantar a quatro mãos para vinhos de três produtores: XXVI Talhas, Mainova e Joaquim Arnaud.
A adega do Mestre Daniel, onde nasceu o projeto XXVI Talhas, tem apenas 40 lugares disponíveis, a partir das 20.30 horas, para essa celebração gastronómica, que tem o custo de 75€.
Neste espaço, nasceu um projeto com raiz familiar desenhado por quatro amigos - os irmãos Alda e Daniel Parreira para honrar a memória do avô, a que se juntaram Samuel e o enólogo Ricardo Santos - com o objetivo de dignificar e promover o vinho de talha e a cultura vínica de Vila Alva.
“Sentimos que devemos devolver algo à comunidade que nos viu nascer e crescer. Um dos maiores contributos que podemos dar é não deixar que a produção de vinho de talha caia no esquecimento ou que desapareça», refere Daniel Parreira.
Para tal, reativaram de modo escrupuloso a antiga adega do Mestre Daniel, onde repousam 26 talhas, e passaram a produzir vinho, desde 2018, segundo os métodos tradicionais.
Um processo executado com muita paixão e entusiasmo, traduzidos no sucesso alcançado na exportação para cerca de 15 países, da Europa à Ásia, América do Sul e América do Norte.
Produtores nacionais confirmados
A alguma distância do evento, estão já confirmado vários produtores nacionais: XXVI Talhas; Ladiladi; Hugo Mendes; 1000 Curvas; Horácio Simões; Artisans Terroir; Adega Marel; Curativinho; Courelas da Torre; Legado das Talhas; Gardunha Sul; Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito; Quinta da Pigarça; Joaquim Arnaud; Maquete; Vinhos Desviso; FR Winemaker; Serenada; Quinta de Catralvos; Herdade do Rocim; Quinta do Piloto; Honrado; Poema; Talha de Frades; Amoreira da Torre; Gerações da Talha; João M. Barbosa Vinhos; Alto da Serra; Confraria do Vinho de Talha de Cabeção; Natus; Mainova e Cas’Amaro.
Os bilhetes para as diversas opções do programa, entre elas, prova de vinhos; rota do petisco jantar com vinho; passeio nas vinhas, estão disponíveis na Worten, Fnac e outros locais habituais e na Ticketline, tendo um custo mais reduzido até dia 7 de maio.
