A 8.ª edição do Alivetaste, evento anual que reúne 20 chefes de cozinha e 40 produtores de vinho de todo o país, decorre no dia 1de julho nos jardins do Hotel Pestana Palácio do Freixo, no Porto
Corpo do artigo
O Alivetaste tem hoje dimensão e prestígio inquestionáveis e volta a proporcionar, no Porto, uma experiência gastronómica e vínica de elevado nível.
A participação de renomados 20 chefes de cozinha, que apresentarão, em formato ‘finger food’, 40 saborosas criações e a presença de quatro dezenas de produtores de vinhos com 80 referências em prova, auguram novo êxito desta iniciativa, que vai já na 8.ª edição.
O ‘sommelier’ Adácio Ribeiro é o responsável pelo serviço de vinhos, que integra cinco locais diferentes. Em cada um desses bares de vinho há um ‘sommelier’, que conta com a colaboração de estudantes finalistas da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.
Uma esplendorosa harmonia de sabores em ambiente singular, entre as 17h00 e as 22h00 horas, ao som do jazz e da pop, fundindo o saxofone com a música eletrónica, com a seleção assinada pelo
dj Ricardo Branco, neste evento que, a exemplo de 2023, volta a ser aberto ao público (ingressos disponíveis na bilheteira online Ticketline).
Em paralelo decorrerá o desfile de moda da Prochef, que apresenta pela segunda vez uma linha inovadora de vestuário profissional para restauração e hotelaria, bem como alguns acessórios.
Trata-se de mais um fator a engrandecer o programa organizado pelo alivetaste.com.
O portal de gastronomia e vinhos tem garantido o sucesso consolidado deste evento, já considerado como maior do país em termos de gastronomia e vinhos, e com projeção internacional, proporcionada pela presença de jornalistas e ‘bloggers’ oriundos de sete países com o apoio de Viagens El Corte Inglès.
O programa delineado tem o apoio do Turismo de Portugal e inclui visitas aos produtores Luís Pato e Quinta das Bágeiras, na região da Bairrada, e Carlos Lucas e Quinta da Taboadella, no Dão.
A troca de experiências e de contactos em ambiente informal e descontraído é um dos aspetos mais significativos deste encontro, que conta desde 2021 com o apoio da ViniPortugal, e que garantiu um relevante estatuto, reunindo não só chefes de cozinha e produtores de vinhos, mas também diretores hoteleiros, académicos, jornalistas, ‘bloggers’, empresários da restauração e entidades institucionais.
