Um trio de novas referências da Barcos Wines/Adega de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez expressa a identidade da Região dos Vinhos Verdes
Corpo do artigo
Os vinhos da Barcos Wines/Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez exprimem na plenitude as caraterísticas de um território de solos graníticos e arenosos e de um clima ameno com influência das brisas atlânticas.
A produção de vinhos frescos, com boa acidez e mineralidade, na melhor tradição da região, tem contribuído para o apreciável crescimento das vendas, em particular no domínio da exportação. Os mercados internacionais são cada vez mais recetivos a vinhos com este perfil, muito do agrado dos consumidores.
O rigor do trabalho da empenhada equipa de enologia, liderada por José Antas Oliveira, tem dado excelentes resultados, sucedendo-se o lançamento de novas referências, adequadas ao tempo estival, propício a encontros conviviais à mesa ou no contagiante entusiasmo das festas e romarias que animam Portugal de norte a sul.
Um trio para celebrar o verão
O Adega Ponte da Barca Alvarinho Reserva 2023 produzido com uvas daquela casta provenientes de vinhas com boa exposição solar, conduzidas em cordão simples, com cerca de 15 anos, teve
uma maceração suave, foi decantado duramente 12 horas e uma fermentação com leveduras selecionadas. Após seis meses em ‘batonnage’, foi estabilizado e engarrafado.
É um vinho complexo, que apresenta cor citrina e aromas a frutos tropicais. Na boca, sobressaem a frescura, mineralidade e persistência.
Acompanha muito bem carnes de aves no forno, peixe grelhado e mariscos.
A tradição ainda é o que era e o Adega Ponte da Barca Vinhão Reserva 2022 expressa as caraterísticas típicas daquela casta.
As uvas provêm de vinhas com uma idade média de 25 anos, conduzidas em cordão simples e ramada. Uma pré-maceração a frio durante dois dias permite a extração controlada da cor. Após a fermentação alcoólica do líquido, por ação de leveduras selecionadas, segue-se a co-inoculação com bactérias lácticas, finalizando a fermentação em barricas de carvalho francês durante dois a três meses. O vinho permanece em ‘batonnage’ durante um período nunca inferior a seis meses antes do engarrafamento.
Com cor rubi, apresenta um perfil intenso, com notas de frutos silvestres e especiarias. Macio e de algum modo elegante, é um vinhão mais consensual, ideal para acompanhar massas, peixe assado e carnes grelhadas.
Mais leve, fresco e ideal para momentos mais descontraídos, o Adega Ponte da Barca Rosé 2023, produzido com Vinhão (40%), Borraçal (30%) e Espadeiro (30%), apresenta cor rosada, com aroma a frutos vermelhos. É um vinho leve e versátil na mesa, com ligeira presença de gás carbónico, ideal para consumir de modo descontraído, celebrando o verão, a amizade e a vida.
