O Festival do Butelo e das Casulas está de volta a Bragança: realiza-se nos moldes tradicionais, de 25 a 27 de fevereiro, na praça Camões, em pleno centro histórico da cidade nordestina.
Corpo do artigo
Em 2021, as restrições ditadas pela pandemia obrigaram à realização do festival em formato digital; mas, este ano, cerca de 40 expositores vão dar a conhecer produtos transmontanos de qualidade, das casulas ao azeite, mel, vinho e licores e, muito em especial, fumeiro: salpicões, chouriças e o butelo.
Para saborear à mesa essa joia do fumeiro tradicional que é o butelo, o recheio da bexiga ou do bucho do porco é elaborado com ossinhos do espinhaço e das costelinhas, com alguma carne agarrada, o que torna este pitéu muito saboroso.
Para acompanhar, nada melhor que as casulas, ou seja, cascas de feijão secas, e a batata cozida. Tudo regado com um fio do excelente azeite de Trás-os-Montes.
Este prato tradicional do tempo frio dá o mote para a realização de uma semana gastronómica de 18 de fevereiro a 1 de março e que conta com a adesão de 26 espaços de restauração.
Ambas as iniciativas são promovidas pelo município local, que desse modo pretende dinamizar a economia local e o turismo, promover as tradições da região e os produtos locais.
Entretanto, o tradicional Carnaval dos Caretos não se realiza em termos presenciais, devido às restrições da Covid-19