O júri, composto por 19 jornalistas, em representação de igual número de órgãos de comunicação social, incluindo a TSF, selecionou, entre 28 modelos candidatos, os sete finalistas da 37.ª edição do Essilor Carro do Ao 2020/Troféu Volante de Cristal.
Corpo do artigo
Após alargado período de testes de estrada, o júri votou como finalistas: BMW Série 1; Kia XCeed; Mazda3 HB; Opel Corsa; Peugeot 208; Skoda Scala e Toyota Corolla.
A votação final para encontrar o sucessor do Peugeot 508 está marcada para o próximo dia 20 de fevereiro.
Em paralelo, será galardoado o melhor produto automóvel (versão) em segmentos distintos do mercado nacional e que abrangem sete classes: Citadino, Familiar, Desportivo (inclui descapotáveis), Grandes SUV, SUV"S Compactos, Elétricos e Híbridos.
Ecologia em foco
A ecologia é o tema central da edição deste ano da iniciativa promovida pela SIC Notícias e Expresso..
Nesse sentido, a comissão organizadora decidiu acompanhar a tendência do mercado, criando duas classes distintas para automóveis elétricos e híbridos, como forma de suscitar o debate, no seio do júri, em relação à ecologia e às novas formas de mobilidade.
Os veículos com motores elétricos, ou seja, movidos exclusivamente por motor elétrico e alimentado por baterias ou por pilhas de células de combustível, e os híbridos, que combinem motor elétrico e motor térmico, estão este ano em destaque.
Prémio Tecnologia e Inovação
No âmbito da eleição do Carro do Ano, voltam a ser selecionados os dispositivos mais inovadores e, tecnologicamente, avançados que consigam beneficiar, de forma direta, a condução e o condutor, que serão apreciados e votados pelos jurados na sessão final.