A edição de 2026 da iniciativa Carro do Ano regista a participação recorde de 28 modelos candidatos à conquista do troféu
Corpo do artigo
Está em marcha a edição de 2026 da iniciativa Carro do Ano, dotada com o Troféu Volante de Cristal, o mais prestigiado galardão da indústria automóvel do nosso país.
Ao todo, foram registadas 92 inscrições, com os candidatos divididos em oito classes com diferentes modelos e versões - Citadino, Design, Desportivo/Lazer, Elétrico, Familiar, Híbrido Plug-in, SUV Compacto (inclui crossovers) e Grande SUV - sendo 28 os candidatos à sucessão do Citroën /(foto) e à conquista do ambicionado troféu.
De sublinhar a participação de várias marcas chinesas e de nove modelos inscritos na classe Design do Ano.
A classe Elétrico do Ano é a mais concorrida com 16 candidatos.
A primeira fase da iniciativa Seguro Direto Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2026 preenchida, até final do mês de janeiro de 2026, com a realização dos testes dinâmicos pelos 16 jurados em representação de vários órgãos de comunicação social de âmbito nacional, entre eles a TSF.
Após os testes, serão eleitos os sete modelos finalistas.
O vencedor do Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2026, assim como das várias classes, serão conhecidos no mês de março de 2026.
Candidatos
Os candidatos elegíveis ao Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2026, iniciativa organizada pelo grupo Impresa através da SIC Notícias e do Expresso, são os seguintes:
Alpine A290
Audi A6 Avant
BYD Atto 2
BYD Dolphin Surf
BYD Seal 6 DM-i Touring
Changan Deepal S07
Citroën C5 Aircross
Dacia Bigster
DS Nº8
Fiat Grande Panda
Forthing S7
Hyundai Inster
Jeep Compass
KIA EV4
Leapmotor B10
Leapmotor C10 REEV
Mazda 6e
MG S5
Nissan Ariya Nismo
Nissan Micra
Opel Frontera
Renault 4
Skoda Elroq
Toyota BZ4X
Volkswagen T-Roc
Voyah Courage
Xpeng G6
Xpeng G9
Prémios especiais
A exemplo do que tem acontecido nas edições anteriores, a organização voltará a selecionar um conjunto de dispositivos inovadores e tecnologicamente avançados, que contribuam para beneficiar de modo direto a condução e o condutor.
Os dispositivos serão apreciados e posteriormente votados pelos jurados para determinar o vencedor do Prémio Inovação e Tecnologia.
A Comissão Executiva voltará também a distinguir a Personalidade do Ano, alguém que, pela sua participação profissional e empenho, contribua de modo inequívoco para o desenvolvimento do setor automóvel em Portugal.
