Pelo segundo ano consecutivo, a Casa dos Vinhos Verdes, instalada no portuense Palacete Silva Monteiro, acolhe, até ao dia 25 de maio, o ‘Sleep In/Instagram Edition’, um evento referência no domínio do design de interiores
Corpo do artigo
A mansão oitocentista do n.º 318 da Rua da Restauração, considerada uma das mais belas casas do Porto, está transformada numa montra de design de interiores animada por uma programação cultural, que cruza decoração, cinema, gastronomia e arte.
Ao todo, 17 ateliers de arquitetura e design, artistas plásticos e performances ao vivo transformam 30 espaços diferentes ao longo de 10 dias.
Este ano, a temática "Instagram Edition" convida os participantes, diariamente entre as 15h00 e as 21h00, a explorar e interagir com os ambientes de forma a gerar experiências sensoriais distribuídas pelo palacete, pelo edifício contíguo e pelas salas do jardim, que poderão ser partilhadas no universo digital.
Gastronomia de topo e cinema
Na edição deste ano do ‘Sleep In’, os ambientes são concebidos para refletir a identidade de figuras reais como o chefe Vítor Matos; a ‘influencer’ Carolina Nashtai; a atriz Marisa Berenson, o cineasta Ruben Alves, a decoradora sul-africana Serena Crawford ou o bailarino Takagi Justin Jay, entre outros, são a inspiração dos designers e arquitetos para criar conceitos diversos e estilos de vida. Cada ambiente será projetado com uma forte vocação cenográfica e fotogénica, pronto a ser captado, partilhado e amplificado por influenciadores, profissionais e visitantes.
Entre os destaques do programa de 10 dias estão os showcookings do chefe Vítor Matos, detentor de duas estrelas Michelin, no espaço da autoria de Ana Paiva; o showcooking do chefe Chakall no Espaço Urbana – que, este ano, se associa como media partner oficial - e o lançamento e apresentação de novos produtos e peças de design.
De destacar a palestra sobre “A importância do sono” conduzida por Alexandra Parrado; uma sessão de cinema no espaço da dupla criativa Geotoni, com a projeção do filme “Gaiola Dourada”, de Ruben Alves; a exposição coletiva com obras de Jorge Curval, Núria Formenti, Carlos dos Santos (Al.San) e Paulo Ramunni; a residência artística de escultura por Filipe Mariares, o “Sleep in Art Day”, no qual vários artistas consagrados e emergentes partilham e desenvolvem ‘in loco’ o processo criativo e provas de Vinhos Verdes, entre outras propostas.
Os bilhetes têm um custo de cinco euros por pessoa (a partir dos 12 anos) e estão disponíveis na Ticketline ou à venda no local.
