O Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca Tinto 2018 foi eleito o melhor tinto do ano. Francisca Van Zeller, a mulher que inspirou a vinha, está de copo e de alma cheia.
Corpo do artigo
Alguns falam de um vinho feminino, mas a enóloga prefere dizer que tem mistério, elegância e frescura. "É um vinho expressivo, com notas achocolatadas, e com a densidade dos aromas de cerejas e amoras." Francisca Van Zeller está feliz com a distinção de um tinto que lhe diz muito. A vinha Francisca foi plantada em 2004, quando completou 18 anos. É um casamento de castas, Francisca, Sousão, Touriga Nacional, Touriga Franca e Rufete.
Um produto que volta a subir ao altar das provas cegas e que, entre 1400 vinhos de produção nacional, conquistou a medalha de ouro para o melhor tinto do ano.
TSF\audio\2021\05\noticias\25\25_maio_2021_francisca_vinho_do_ano_online_
No Uruguai, onde se encontra, Francisca Van Zeller acompanhou à distância o concurso e recebeu a notícia por mensagem. Só não pôde celebrar com o melhor tinto do ano. "Trouxe umas garrafas no avião, mas oferecemos ao realizador com quem o Albano está a trabalhar", explica a enóloga, casada com o ator Albano Jerónimo. Vai, ainda assim, brindar de copo cheio. E, aos que puderem provar o vinho agora distinguido, sugere que o acompanhem com "uma boa pizza de trufas ou um risotto de cogumelos".