O tema do programa Cinema na Vinha, ciclo que decorre nos jardins da Casa do Vinho Verde, no Porto, e em oito quintas da região, nos meses de junho, julho e agosto, é uma "Viagem pelos Sentidos"
Corpo do artigo
Uma programação de cinema diversificada associada a provas de diferentes perfis de vinhos verdes e sorvetes com sabores das castas mais emblemáticas da região demarcada, entre outras atividades de enoturismo preparadas em cada local, é aliciante proposta para as noites de verão.
O ciclo Cinema na Vinha, promovido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), propõe, este ano, uma “Viagem pelos Sentidos” em 18 sessões agendadas para entre os jardins da portuense Casa dos Vinhos Verdes – Palacete Silva Monteiro, no Porto, e quintas de vários produtores.
Para os curadores Paulo Cunha e Tiago Fernandes, “este é um convite para replicar uma autêntica prova organolética, apreciando a cor, textura, aroma e sabor de obras cinematográficas provenientes de várias latitudes, mas que, tal como acontece com os vinhos verdes, captam de forma única o que de melhor se faz nesses locais”.
A crescente oferta no domínio do enoturismo na Região dos Vinhos Verdes tem constituído um fator relevante para o sucesso deste ciclo, que convida a novas experiências, facto sublinhado por Dora Simões, presidente da CVRVV: “Os espectadores gostam de usufruir de uma sala de cinema a céu aberto, de uma programação alargada e da oportunidade de harmonizar o cinema com diferentes perfis de vinhos da Região dos Vinhos Verdes.”
As sessões têm início pelas 21h30 e são limitadas a um máximo de 50 pessoas.
Os bilhetes estão disponíveis aqui ou através dos contactos de cada espaço aderente.
Nos jardins do palacete Silva Monteiro
Na Casa dos Vinhos Verdes – Palacete Silva Monteiro, na portuense rua da Restauração, as portas abrem-se pelas 20h45 para receber cinéfilos e enófilos. É o local perfeito para estender a manta na relva com soberba vista para o rio Douro Rio e apreciar as provas de Vinhos Verdes de diferentes perfis.
Nas noites quentes, os sorvetes de Alvarinho, Vinhão, Loureiro e Avesso, ricos em aromas e sabores daquelas castas da Região dos Vinhos Verdes, são uma proposta fresca, com assinatura do ‘chef’ António Vieira, para acompanhar as sessões de cinema.
A inscrição é obrigatória e o custo de dez euros por pessoa inclui, para além da sessão de cinema, as provas de vinhos verdes e a oferta de um sorvete.
No meio das vinhas de oito produtores
Na edição deste ano, são oito os produtores que recebem as sessões de cinema integradas no Ciclo e que preparam programas de enoturismo para receber os visitantes: Quinta das Arcas (Valongo); Quinta da Raza; Quinta de Santa Cristina e Casa da Tojeira (todos em Celorico de Basto); Adega de Ponte de Lima (Ponte de Lima); Aveleda (Penafiel); Quintas de Melgaço (Melgaço); Quinta da Lixa (Amarante).
Os bilhetes para as sessões devem ser adquiridos através de contactos diretos com as quintas e garantem provas de vinhos verdes de diferentes perfis em função da geografia.
