O Citroën C3 foi eleito Carro do Ano 2025 e conquistou o Troféu Volante de Cristal, o mais antigo e prestigiado galardão instituído em Portugal no setor automóvel
Corpo do artigo
O Citroën C3 impôs-se na 42.ª edição daquela iniciativa, a mais participada de sempre, com 72 inscritos divididos por oito classes com diferentes modelos e versões, dos quais 42 foram candidatos ao título máximo.
Na votação decisiva, o Citroën C3, que sucedeu na galeria dos vencedores ao BYD Seal, impôs-se aos restantes finalistas: BYD Sealion 7; Cupra Terramar; Dacia Duster; KIA Ev 3; Peugeot 3008 e Renault 5.
Entre os argumentos mais referidos, após os testes dinâmicos realizados pelos 18 jurados em representação dos mais importantes meios de comunicação social, entre eles a TSF, referência para a versatilidade, qualidade de construção, design, gama e preço competitivo.
Destaque para o Citroën C3, que acumulou o prémio principal com o galardão Citadino do Ano com uma versão 100 por cento elétrica: e-C3 Max.
Vencedores das classes
Citadino do Ano – Citroën ë-C3 Max
Design do Ano – Renault 5 E-Tech Iconic
Desportivo / Lazer do Ano – Hyundai Ioniq 5 N
Elétrico do Ano – Renault 5 E-Tech Iconic
Familiar do Ano – Skoda Superb Break Laurin & Klement 1.5 TSI PHEV
Híbrido Plug-in do Ano – Renault Rafale E-Tech 4x4 300cv Plug-in Hybrid
SUV Compacto do Ano – KIA EV3 Tech
Grande SUV do Ano – Skoda Kodiaq 1.5 TSI 204cv
Prémio Inovação e Tecnologia
A organização voltou a selecionar um conjunto de dispositivos inovadores e tecnologicamente avançados, que beneficiam diretamente a condução e o condutor.
O vencedor da edição deste ano foi o Hyundai Ioniq 5 N E-Shift.
Trata-se de uma funcionalidade inovadora, que simula a experiência de uma transmissão automática de oito velocidades em veículos elétricos.
Esta tecnologia controla o torque do motor para imitar a sensação das mudanças de marcha, proporcionando uma experiência de condução mais interativa e semelhante à dos veículos como motores de combustão interna.
Personalidade do Ano
O prémio Personalidade do Ano foi atribuído a Paulo Pinheiro, a título póstumo, pela comissão executiva do Seguro Direto Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal, iniciativa organizada pelo grupo Impresa, através da SIC Notícias e do Expresso.
A paixão pelos automóveis e pela velocidade levou Paulo Pinheiro a idealizar e empreender a construção do Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, em 2008, sendo um dos responsáveis pelo regresso da Fórmula 1 a Portugal em 2020 e 2021e do Moto GP.
Com uma determinação ímpar, colocou o AIA e a região entre as preferências de equipas de competição e fabricantes de automóveis, tanto para lançamentos, como para testes.
Paulo Pinheiro deixou-nos em julho de 2024.
