A iniciativa Global Kitchen é uma viagem gastronómica à volta do mundo, traduzida em cinco momentos tendo como artífices renomados chefes portugueses e grande vultos da culinária internacional
Corpo do artigo
O renovado mercado do Bolhão é o palco, desde abril e até ao próximo mês de novembro, da Global Kitchen, iniciativa promovida pelo Município do Porto e que reúne uma dezena de chefes de diferentes nacionalidades.
Conversas, showcookings e confeção de refeições a várias mãos são o fio condutor do programa deste evento, que permite, sem sair da baixa portuense e do renovado mercado de frescos – um sucesso em termos de afluência de visitantes -- uma viagem pelas cozinhas do mundo.
A cultura culinária dos cinco continentes, trazida por chefes de referência mundial a que se juntam os chefes portugueses na partilha dos fogões, da mesa e da cidade, numa troca de influências, referências e conhecimentos capazes de explorar identidades, heranças e tradições.
Rui Martins (Culto ao Bacalhau e Cervejarias Brasão); Aurora Goy (Apego); Rita Magro (Blind); Vasco Coelho Santos (Grupo Euskalduna) e Rafaela Louzada (Gruta) são os cinco chefes anfitriões do programa; recebem e cozinham com nomes vindos do Vietname, Espanha, Peru, Gana e Austrália, sempre com base nos produtos frescos disponíveis no Mercado do Bolhão.
Cozinha fulani em destaque
A 4.ª edição tem como protagonistas, no dia 21 de setembro (sábado), Vasco Coelho Santos (Porto), detentor de uma estrela Michelin e líder do Grupo Euskalduna, e a também premiada Fatmata Binta (Gana), fundadora da Fundação Fulani Kitchen e chefe executiva do Dine on a Mat.
Filha de fulanis de primeira geração, descendentes de guineenses, nasceu e cresceu em Freetown, na Serra Leoa. É uma chefe nómada moderna e embaixadora da cozinha fulani. Tal como os seus antepassados, viajou por muitos países para explorar diferentes técnicas culinárias, ingredientes e modos de vida.
Na Fulani Kitchen, combina as suas raízes nómadas e o amor pela vida rural e pela natureza, com a sua formação clássica, apresentando pratos modernos, que refletem a simplicidade e autenticidade da cultura fulani.
Programa
O programa do dia 21 de setembro tem início ás 13h00, com um workshop de fónio, seguindo-se, pelas 14h15 uma degustação para o público.