O Dia do Vinho do Porto (Port Wine Day) é assinalado, na cidade Invicta, no dia 10 de setembro, com várias iniciativas de acesso livre
Corpo do artigo
O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP), na zona histórica da capital nortenha, vizinho Palácio da Bolsa e a dois passos da Ribeira, abre portas no dia 10 de setembro, entre as 10h00 e as 19h00, para ser palco de um programa variado, promovido para festejar um produto único.
Provas comentadas de diferentes estilos de Vinho do Porto; visitas guiadas aos bastidores do IVDP, incluindo o centro interpretativo e o processo de certificação; exposições temáticas, com destaque para a mostra de rótulos antigos da coleção privada de Carlos Cabral, patente até final de setembro, e a sempre espetacular abertura a fogo de uma garrafa de Porto Vintage 2023, comentada por Pedro Russel-Pinto, ação agendada para as 17h00, são algumas das iniciativas incluídas no programa do dia em que se assinalam 269 anos da criação da criação da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro pelo Marquês de Pombal, sendo a primeira região vinícola demarcada do mundo.
O Vinho do Porto, produzido numa região classificada como Património Mundial da Unesco e que atravessa uma fase particularmente difícil, permanece como símbolo de prestígio de um território de excelência vitivinícola, onde a tradição casa hoje com inovação. É história feita memória, saber aprimorado e resistência às adversidades, herança sublime contida numa garrafa de um vinho único, que pode ser apreciado num dia especial e festivo em ambiente descontraído.
Este ‘Open Day’ é mais do que um evento enófilo: é uma celebração aberta, uma oportunidade rara de mergulhar neste universo cheio de história, sofisticação e autenticidade.
A entrada é livre para conhecer, provar e brindar ao Vinho do Porto, tão subvalorizado pelos portugueses.
Outras iniciativas
As celebrações prolongam-se até outubro, com vários momentos para descobrir e celebrar, incluindo um ‘Sunset Party’ no mercado do Bolhão (Porto), dia 27 de setembro; ‘Masterclasse’ para Profissionais, no salão nobre do IVDP (Porto) e a cerimónia “Douro + Sustentável”, no Teatrinho Reguense.
