
Créditos: DR
O espetáculo de Luís de Matos, no Teatro Municipal da Guarda, no dia 21 de fevereiro, sublinha, com muita arte, uma certa magia do Clube Escape Livre, documentada em exposição retrospetiva de 40 anos de diversificada atividade
A efeméride, a celebrar com a luzidia e tradicional Gala Spal no Teatro Municipal da Guarda (TMG), assinalará quatro décadas de existência do Clube Escape Livre.
"Da cidade mais alta de Portugal para o mundo" bem poderia ser uma frase para sublinhar o alcance das iniciativas de um clube que nasceu ... de um programa de Rádio!
Hoje, com um historial de 53 anos, é o mais antigo dedicado ao automóvel a ir para o ar, nas ondas da local Rádio Altitude, e ilustra o espírito empreendedor desde então revelado pelo presidente Luís Celínio.
Retorno de 8,7 milhões em 2025
A exposição, patente até ao dia 15 de março, em três salas do Paço da Cultura daquela cidade, recorda organizações que projetaram o clube para outros patamares, em particular o Rali da Guarda e da Land Rover Rota Histórica.
A gala terá, para além do novo espetáculo do mágico Luís de Matos, um momento de homenagem a 40 instituições e individualidades, cujo contributo foi relevante para o sucesso alcançado em diversos níveis.
Um êxito consolidado e traduzido, em 2025, num retorno superior a 8,7 milhões de euros para a hotelaria, restauração e outras atividades turísticas, gerado por 15 iniciativas, de acordo com o estudo da Media Monitor do grupo Marktest.
O Raide do Bucho e Outros Sabores abre o apetite para mais aventuras
O programa de atividades para este ano volta a ser diversificado e contempla, de norte a sul do país, nomeadamente, gastronomia, todo-o-terreno, expedição ao deserto, competição automóvel e visita a "santuários" italianos, locais míticos da história do automobilismo.
O ciclo de 11 eventos, todos com certificação "carbono zero", graças à parceria com a Terra Prima, abre, uma vez mais, sob o foro da tradição: o Raide do Bucho e Outros Sabores (13 a 15 de março) vai na 16.ª edição e este ano terá partida do Buçaco, palco de uma das batalhas travadas durante as Invasões Francesas.
No final, e antes do bucho raiano ser saboreado, haverá a habitual recriação histórica em Freineda (Almeida), frente à casa onde Arthur Wellesley, duque de Wellington, dirigiu as tropas oponentes do exército gaulês liderado por Andre Massena.
No mês seguinte, Itália será o destino (dias 17 a 20), pelo 2.º ano, de um grupo restrito de sócios, que visitará os museus da Ferrari, Lamborghini e Pagani.

De Marrocos a Santiago de Compostela
Ainda em abril, tem início (dia 22) a Expedição Dacia/First Stop Marrocos, a maior de sempre, seguindo-se no calendário a 15.ª Aventura Dacia (15 a 17 de maio) por terras transmontanas. De Boticas a Chaves - visita ao Centro de Artes Nadir Afonso -, com paragem na Casa do Careto em Podence (Macedo de Cavaleiros).
Em meado de junho (dias 12 a 14), o 3.º Raide da Região Beiras e Serra da Estrela arrancará de Manteigas para um percurso através de cinco concelhos serranos.
Em julho, o destaque vai para o 13.º aniversário (dia 1) da Cápsula do Tempo, que inclui uma conferência com programa a designar.
O desporto automóvel estará de regresso à cidade dos cinco efes, com a realização da 7.ª edição do Guarda Racing Days (dias 4 e 5 de julho), evento que contará com a participação de nomes sonantes do automobilismo nacional.
O regresso do MCoutinho/Caminho de Santiago será uma realidade nos dias 2 a 6 de outubro e também em 2027, ano em que decorrerá o Xacobeo.
Com o outono a chegar, o Mercedes Benz 4Matic Experience desenrolar-se-á na região de Coimbra, nos dias 16 a 18 de outubro, através de um percurso de singular beleza: de Penela à Lousã e às Aldeias do Xisto, até aos arrozais de Montemor-o-Velho.
Entre fevereiro e novembro, o Clube Escape Livre continuará, deste modo, a divulgar, em eventos e na revista, o património monumental e gastronómico, a cultura e as tradições, seguindo a bordo dos mais recentes modelos fabricados pela indústria automóvel.
Um historial de quatro décadas, que será condensado em livro a lançar no próximo mês de outubro, no ocaso de mais um ano de intensa atividade.
