O Enóphilo Wine Fest está de regresso a Braga, no dia 31 de maio, para a 4.ª edição de um evento que reúne 30 produtores de todo o país e apresenta 300 vinhos em prova
Corpo do artigo
A capital do Minho é palco, no dia 31 de maio, da 4.ª edição em território bracarense do Enóphilo Wine Fest, evento inserido num vasto calendário de iniciativas congéneres a nível nacional. A cidade dos arcebispos recebe a 28.ª e o local escolhido é, de novo, o Hotel Vila Galé Collection, onde mais de 30 produtores de vinho, de norte a sul de Portugal, alguns repetindo a presença, outros em tempo de estreia, vão dar a conhecer a apreciadores e profissionais do setor, entre as 15h00 e as 20h00, cerca de 300 vinhos.
Luís Gradíssimo, responsável pela organização, refere que “é uma ótima oportunidade para os produtores divulgarem os seus vinhos entre os consumidores locais, mas também entre profissionais e agentes da restauração local e regional” e sublinha que “é um sinal claro da importância que nós, enquanto organização do evento, damos à região e a zona norte do país, criando um dos pontos de destaque no calendário dos eventos vínicos".
Os bilhetes para o evento já se encontram disponíveis nos locais habituais e no site da Ticketline, com desconto de 25% em pré-venda, até dia 30 de maio, por 15 euros.
No dia do evento, o ingresso tem o preço de 20 euros, sendo possível adquiri-lo no local.
Produtores confirmados
Na lista de produtores confirmados constam: Val Moreira; Quinta do Paral; Joaquim Arnaud; Mont'alegre; Rosa da Mata; Ramalhosa; Titan of Wines; Quinta do Tamariz; Casal das Aires; Somnium; Quinta dos Abibes; Duplo PR; Infinitude; Élio Lara; Elite Vinhos; Vinilourenço; Regateiro; Quinta de Paços; Chão de São Francisco; Justino's; Sumius; Winestone; Villa Oeiras; Pedra Só; Casa José Pedro; Magnum Wines; Quinta do Pêgo; Guadelim; Casa Santa Vitória; Associação de Produtores de Vinho de Talha; Olho Gordo; Terroir; Adega do Vulcão e Morais Rocha.
Um percurso iniciado em 2013
O Enóphilo foi fundado em 2013 por Luís Gradíssimo, inicialmente sob o nome Wine Club Portugal, e adotou a designação atual em 2017.
A empresa dedica-se à organização de eventos (Enóphilo Wine Fest, entre outros), jantares e provas vínicas, formação e consultoria na área dos vinhos.
A primeira edição do Enóphilo Wine Fest realizou-se em 2015, em Lisboa, sob a designação de LX Wine Fest, com o objetivo de aproximar produtores, enófilos e profissionais do setor.
Em 2016, estreou-se no Porto como Wine Fest by Wine Club Portugal, dois anos volvidos decorreu a primeira edição em Coimbra, já sob a denominação atual.
O evento teve Braga como palco pela primeira vez, em 2024, e expandiu-se para Vilamoura, no Algarve.
Desde então, mantém presença regular nas referidas cinco cidades.
