Três dezenas e meia de produtores marcam presença no Enóphilo Wine Fest, no Porto, com 250 vinhos em prova e uma novidade: três sessões especiais
Corpo do artigo
A 8.ª edição do Enóphilo Wine Fest no Porto, no dia 16 de novembro, apresenta aliciantes de vária ordem, com 250 vinhos em prova de 35 produtores nacionais e três sessões com um cunho especial: ‘25 Anos da Quinta do Regueiro’; ‘Quinta dos Abibes - 20 anos de histórias’ e ‘Projetos e Justino’s’.
Entre as 15h00 e as 20h00, no portuense hotel Crowne Plaza, há tempo para o contacto informal e descontraído do público com os produtores de vinhos de nicho, oriundos de todas as regiões vitivinícolas de Portugal.
A lotação das provas especiais, com a duração máxima de uma hora, é limitada.
"O Enóphilo tem um conceito que faço questão de preservar. É um evento que tem a sua génese em 2015 e um dos seus objetivos era dar palco a produtores de nicho de grande qualidade, num evento de proximidade entre o visitante e o produtor", recorda Luís Gradíssimo, promotor do evento.
As 25 edições do Enóphilo Wine Fest, realizadas desde 2014, em Coimbra, Braga, Lisboa, Porto e, este ano, em estreia, Vilamoura, contabilizam cerca de 12 mil visitantes, a maioria apreciadores e curiosos de vinhos de nicho. Ao todo, estiveram presentes 750 produtores num evento deveras singular.
"Quase dez anos depois, a matriz mantém-se, e apesar dos múltiplos eventos que, entretanto, surgiram, este continua a ser referência para quem procura produtores diferenciados, mas não massificados", sublinha Luís Gradíssimo.
Os bilhetes estão disponíveis nos locais habituais e na Ticketline, ao preço de 15 euros, em pré-lançamento, ou 20 euros, no dia do evento.
O bilhete de acesso inclui o empréstimo do copo de prova, que deve ser devolvido à saída do recinto de prova.
