
DR
A 23.ª edição da Essência do Vinho decorre em Lisboa, de 22 a 24 de outubro, no Centro de Congressos da Junqueira.
Corpo do artigo
O certame, organizado pela Revista de Vinhos, passa a estar integrado no circuito nacional designado "A principal experiência do vinho em Portugal" e surge na sequência do sucesso conhecido no Porto (Palácio da Bolsa, desde 2004), e na Madeira (Funchal, desde 2012).
"É a consequência lógica do nosso trajeto", justifica Nuno Guedes Vaz Pires, fundador da Essência do Vinho e diretor da Revista de Vinhos. "A partir do momento em que assumimos a Revista de Vinhos, em 2017, tínhamos este objetivo em mente", salienta, aludindo a "enorme recetividade que obtivemos em 2021, a mais bem-sucedida edição em número de visitantes".
Provas comentadas, a presença de produtores nacionais e estrangeiros, uma área de vinhos de intervenção mínima e duelos em que o público decide vencedores são alguns dos motivos de interesse desta iniciativa promovida na capital, desde 1999, pela referida publicação.
A programação diária inclui provas comentadas pelos provadores da Revista de Vinhos e da brasileira Gula, a par de produtores e enólogos convidados.
Nas "Conversas com Sommeliers" serão abordados estilos e tipologias de vinhos de um modo particularmente informal e descomplicado.
Nas sessões "Taste Drive", as equipas daquelas publicações apresentam dois vinhos, deixando ao público participante a decisão de votar no grande vencedor de cada duelo.
Na área "Mundo Natural" estarão presentes duas dezenas de produtores que interpretam o vinho à luz da chamada "intervenção mínima", seguindo muitos deles abordagens biodinâmicas.
Provas verticais e novidades
Boa parte da diversidade das regiões portuguesas será tema de provas comentadas que reúnem vinhos emblemáticos, novos atores, colheitas antigas e lançamentos recém-chegados ao mercado.
Provas verticais da Casa da Passarella e do projeto Caminhos Cruzados; novidades da regressada Quinta do Cardo e da Herdade Aldeia de Cima; Vinhos do Porto da família Symington e de investidores brasileiros em Portugal - Menin, Juliana Kelmann, Qalt e Textura - estarão também em foco.
No capítulo internacional, realce para a vinda a Lisboa de Marjan Simcic, produtor da Eslovénia (região de Goriška Brda).
Nos vinhos de "terroir" soma-se mais uma prova: com produtores de nicho da Borgonha, como Camille Giroud, Domaine Pavelot, Marc Roy, Marchand-Tawse, Lavantureux e Taupenot-Merme. Da vizinha Espanha chegam os Remírez de Ganuza, dos nomes que mais contribui para a notoriedade da Rioja.
A região de Champagne será tema de uma prova de casas de referência representadas no nosso país.
Durante o evento, a TAP vai também apresentar a nova carta de vinhos a bordo dos voos de médio e longo curso.
Horário e preços
Nos dias 22 e 23 de outubro, as portas abrem às 15h00 e encerram às 21h00.
O dia 24 de outubro (2.ª feira) é reservado aos profissionais, entre as 11h00 e as 18h00 horas.
Os ingressos têm o custo de 15,00€ e inclui copo de provas Riedel. Na compra de uma prova comentada está incluída a entrada no recinto.
Durante o evento, estarão abertos, em regime permanente, vários espaços de restauração.