Durante quatro dias, o Porto é a cidade do vinho. A 21.ª edição do Essência regressa, nos dias 20 a 23 de fevereiro, ao Palácio da Bolsa. Entre as novidades, um formato alternativo denominado ‘Veni Vini Vici’
Corpo do artigo
Quatro centenas de produtores presentes e quatro mil vinhos à prova são a base de um evento que, ano após ano, tem surgido com aliciantes de sobra para se manter no topo das experiências vínicas.
A edição deste ano confirma em absoluto o índice de qualidade alcançado pela Essência do Vinho-Porto, que reúne de novo os grandes nomes do nosso país, dos consagrados aos novos valores, e prestigiadas referências internacionais.
Uma das novidades deste ano é o ‘RV Room Experience’, um espaço exclusivo, que apresenta grandes famílias do vinho. Oferece soberana oportunidade para os enófilos conhecerem os rostos de cada casa, ouvir histórias de gerações contadas na primeira pessoa e provar alguns dos melhores vinhos do mundo.
Em paralelo, destaque para o projeto “Gosto do Porto / Taste of Porto”, que aponta de novo os holofotes a mais de 80 restaurantes, lojas, garrafeiras e bares de vinhos da capital nortenha.
Várias provas comentadas
No programa das provas, destaca-se a designada por “Revista de Vinhos - TOP 10 Vinhos Portugueses by Cork Supply”, com jurados internacionais e que agrega um grupo experiente de provadores (jornalistas, críticos, ‘sommeliers’), que terá a missão de eleger a dezena de vinhos mais entusiasmantes do país.
A base desta apreciação é a pré-seleção realizada pela publicação ao longo do último ano. Os vencedores serão anunciados e premiados em cerimónia a realizar na Feitoria Inglesa.
Após a referida prova, as portas do Palácio da Bolsa abrem-se ao público.
No dia 20 de fevereiro (5.ª feira), há várias provas comentadas, entre elas “A nova Borgonha, para lá dos clássicos”; “Susana Esteban: Vertical Sidecar”; “Gaja, sonhar em Itália” ou “A Sogrape também é ímpar”.
No dia seguinte (21 de fevereiro), é possível viajar, sem sair das salas do Palácio da Bolsa, dos Açores ao Douro, com paragens nos Vinhos Verdes e ainda no Brasil.
“Czar: o vinho do Pico que parece impossível”; “Os ‘terroirs’ da Quinta do Vale Meão”; “Alvarinhos, de A a S: estilos de vinificações, tempos de estágio e diversidade de perfis”; “Symington: The Library Release Porto Vintage Collection” e “Vinhos de Minas Gerais”.
O terceiro e penúltimo dia do Essência do Vinho - Porto traz ao Porto várias geografias: “Paulo Nunes: 20 anos de vindimas”; “Mosel, Alemanha: Weingut Max Ferd. Richet”; “Cachaça de Minas Gerais”; “Quinta de Lemos: 20 anos” e “Tapada de Coelheiros Garrafeira” são algumas das provas comentadas.
No domingo (dia 23 de fevereiro), o programa contempla mais provas: “Dão revelado: o desafio dos sentidos”; “Brancos de guarda da região dos Vinhos Verdes”; “Maison Boizel: o pináculo do champanhe artesanal” e “Biondi-Santi: de Brunello di Montalcino, um Sangiovese singular”.
Um novo conceito no mercado Ferreira Borges
Este ano fica marcado pela estreia de um novo conceito: Veni, Vini, Vici é um “salão on”, que se realiza no dia 24 de fevereiro, ou seja, na segunda-feira imediatamente a seguir ao final do Essência do Vinho.
O palco é o ‘Hard Club’, no mercado Ferreira Borges, das 12 às 19 horas, e o objetivo é mostrar a diversidade de produtores que encaram o vinho à luz da chamada baixa intervenção.
Nesta edição de estreia estão inscritos 30 produtores, portugueses e internacionais, em representação de algumas das mais emblemáticas regiões europeias: Tenerife, Ribeiro, Rias Baixas, Ribeira Sacra, Priorat e Jerez (Espanha); Loire Jura e Borgonha (França); Pfalz (Alemanha); Piemonte e Emilia Romagna (Itália).
As regiões portuguesas presentes são Bairrada, Dão, Douro e Vinhos Verdes, de Portugal.
Este novo salão é organizado, em parceria, pela Essência Company, Niepoort Vinhos, Vigner On e Terroir Vinhos de Identidade.
“Trata-se da concretização de uma ideia há muito já pensada e que é um complemento da programação do Wine & Travel Week. Conseguimos, dessa forma, congregar todas as tendências e vozes do mundo do vinho, alcançando uma pluralidade única”, refere Nuno Guedes Vaz Pires, o fundador da Essência Company.
O ‘Veni, Vini, Vici’ é aberto a profissionais (mediante inscrição prévia online) e ao público em geral (entrada no valor de 30,00€, que inclui copo de provas).
