A Rede Internacional de Capitais de Grandes Vinhedos (Great Wine Capitals Global Network) institui, anualmente, galardões para os melhores do enoturismo. Para participar na edição de 2023, as inscrições encerram dia 5 de agosto.
Corpo do artigo
Os Best Of Wine Tourism (BOWT) são considerados os Óscares do enoturismo e premeiam equipamentos e qualidade do acolhimento, originalidade e inovação da oferta em diversas categorias: Alojamento; Arquitetura e Paisagem; Arte e Cultura; Experiências Inovadoras; Práticas Sustentáveis; Restaurantes Vínicos e Serviços de Enoturismo.
O município do Porto representa as regiões dos vinhos do Douro/Porto e Vinhos Verdes na Rede Internacional de Capitais de Grandes Vinhedos (Great Wine Capitals Global Network), promotora desta iniciativa e à qual podem concorrer, até dia 5 de agosto, as entidades que desenvolvam atividades de enoturismo nos referidos territórios vinícolas.
Trata-se de excelente oportunidade para promover e comunicar a respetiva marca nos setores do turismo e do vinho, dada a projeção mediática alcançada pela competição, cujos vencedores beneficiam ainda da possibilidade de integrar a rede de enoturismo de âmbito mundial e de usufruir da partilha de conhecimentos e de experiências nesta matéria.
Na última edição, o Prémio Global foi conquistado, em Mainz (Alemanha) pelo Ventozelo Hotel e Quinta, localizado em Ervedosa do Douro (S. João da Pesqueira) e que, na fase nacional do concurso - que tem registado significativo aumento de participantes -- vencera a categoria "Arquitetura e Paisagem".
Este ano, o vencedor internacional será anunciado em Mendoza (Argentina), em novembro, numa cerimónia que marcará o encerramento da Assembleia Geral Anual das Great Wine Capitals.