A feijoada de búzios vai estar em destaque, de 8 a 17 de setembro, em vários restaurantes da Figueira da Foz, onde decorre a 32.ª edição do tradicional festival gastronómico.
Corpo do artigo
A iniciativa é, uma vez mais, da responsabilidade da Associação Figueira com Sabor a Mar, entidade que de modo entusiástico, meritório e persistente, tem pugnado por manter e promover a rica gastronomia tradicional da cidade com uma praia que, aos olhos de Ramalho Ortigão, já "oferecia aos banhistas incomparáveis condições".
Rainha das praias de Portugal, a Figueira da Foz teve no comércio de sal e na exportação dos vinhos da Bairrada atividades de significativa importância para a economia local.
Hoje, mantém uma aura magnética e charmosa herdada do século XIX, quando a aristocracia animava o Grande Hotel e o Casino, o mais antigo da Península Ibérica.
18 restaurantes aderentes
Ao longos dos anos, a gastronomia esteve sempre ligada ao usos e costumes ligados ao mar, em particular à atividade piscatória e, nos dias que correm, continua a afirmar-se como um cartaz da cidade, em grande parte graças à ação dinamizadora daquela associação.
Nessa linha de valorização, defesa e promoção da gastronomia local, a muito apreciada feijoada de búzios vai ser confecionada nas cozinhas de 18 restaurantes aderentes ao 32.º Festival Gastronómico.
Ocasião soberana para saborear um dos mais apreciados pitéus, elaborado com criatividade e qualidade, num desafio sempre aliciante lançado aos participantes.
Este festival, em que a feijoada de búzios é a rainha das mesas em vários restaurantes figueirenses, insere-se no ciclo de realizações congéneres, da raia ao bacalhau, entre outras, que ao longo do ano dão mais sabor à Figueira da Foz.