A Flor do Tua é a gama de homenagem do produtor Costa Boal Family Estates à região de Trás-os-Montes. Uma referência da marca, agora com imagem renovada
Corpo do artigo
Na renovada e bem conseguida nova imagem da gama Flor do Tua, "o ramalho de rosas caninas, com relevo saliente e expressivo" nos rótulos bastante sóbrios e distintos, das novas referências é, de algum modo e ao primeiro olhar, uma forma de homenagem à "garra e a elegância das castas transmontanas", explica Joana Avó, responsável pelo rebranding.
Os rótulos do Reserva branco 2023, Reserva tinto 2022 e Colheita tinto 2023 procuram transmitir uma "aura de sofisticação", mantendo a essência dos vinhos, como destaca António Boal, responsável pela empresa.
A preparar o lançamento dos Grande Reserva, o produtor está confiante nesta mudança na imagem, dando continuidade à estratégia de coesão gráfica da marca, perspetivando boa aceitação da parte do consumidor.
A relação qualidade-preço, tendo em vista os dias de verão que se aproximam, é um trunfo: os Reserva branco e tinto podem ser adquiridos ao preço de 9€ e o Colheita Tinto por 6€.
Gama é referência da marca
O Flor do Tua, lançado no mercado em 2011, rapidamente mostrou que era uma aposta ganha no portefólio de vinhos da Costa Boal Family Estates.
"É uma referência da marca", refere António Boal, herdeiro de uma família de pequenos produtores estabelecidos no Douro desde 1857. A Costa Boal revitalizou vinhas e a adega em Alijó; produz vinhos no Douro e Trás-os-Montes e, desde 2021, também no Alentejo (Herdade dos Cardeais, em Estremoz).
A inclusão do brasão nas novas referências, já disponíveis no mercado, "é uma homenagem à herança familiar e à longa tradição de produção de vinhos de qualidade. Os rótulos ficaram, no geral, menos coloridos, reforçando a cor da cápsula nos detalhes de cada flor", acrescenta a designer Joana Avó.
Com o processo de unificação da ilustração dos rótulos, que mantém as cores utilizadas em cada referência, a Costa Boal dá um novo passo na criação de uma "marca mais coesa e reforça a sua identidade".
Para consumo imediato, embora revelem potencial de guarda, os novos Flor do Tua têm assinatura do enólogo Paulo Nunes. O Reserva branco 2023, elaborado com uvas das castas Códega de Larinho e Viosinho, apresenta cor citrina, aromas a flor de laranjeira e revela uma acidez vincada, mas agradável. Acompanha bem, servido a uma temperatura entre 8 e 10 graus, refeições mais leves, à base de saladas, marisco, peixe e carnes brancas.
O Reserva tinto 2022, produzido com Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz, tem cor rubi intensa e aromas a bagos vermelhos. Na boca, apresenta taninos finos, bem integrados. Harmoniza de modo perfeito com pratos mais substanciados, elaborados com carnes vermelhas, caça, enchidos e queijos intensos.
