Exposições, experiências gastronómicas, debates e cinema documental integram o programa do Out of the Blue, cuja segunda edição decorre em Matosinhos
Corpo do artigo
A sustentabilidade, assente na valorização dos recursos marinhos, e na cultura atlântica, é o mote para uma experiência inovadora, denominada, em inglês, ‘Out of the Blue’, que reúne chefes e especialistas em Matosinhos, nos dias 11 a 13 de setembro.
Esta iniciativa procura discutir o futuro do oceano e as suas múltiplas potencialidades na alimentação e no turismo gastronómico, bem como em termos de sustentabilidade.
O objetivo das várias iniciativas é colocar a cidade nortenha em lugar privilegiado para serem traçar as linhas de um futuro sustentável para a gastronomia atlântica.
A programação, muito variada, inclui exposições, experiências gastronómicas, conversas e sessões de cinema com sabor a mar, tendo como missão celebrar a diversidade, a sazonalidade e o valor nutricional dos produtos do mar.
Outro aspeto prende-se com o debate do futuro e a gestão do oceano, no sentido de posicionar a nossa costa como destino privilegiado para o turismo gastronómico sustentável.
Várias novidades
Entre as novidades, destacam-se duas exposições gratuitas: na antiga Fábrica Vasco da Gama, fruto de uma parceria com a Associação Portuguesa de Nutrição (APN), a mostra pretende dar a conhecer os benefícios de comer pescado, com informações sobre os nutrientes que oferecem, os melhores períodos para o consumo e como fazê-lo de forma responsável e sustentável.
No Mercado Municipal de Matosinhos, estará patente uma exposição fotográfica, com a curadoria do festival internacional Exodus Aveiro Fest, centrada em histórias humanas e ambientais com impacto positivo.
Este ano, o programa inclui ainda uma sessão de cinema documental, com a exibição de um episódio da série “Mar – A Última Fronteira” de Nuno Sá e do documentário “Cabo Verde – Um porto seguro para as aves marinhas” de Madalena Boto.
À entrada, os espectadores recebem uma senha que pode ser trocada por uma água ou um copo de cerveja 1927. A sessão acontece no Mercado Municipal de Matosinhos, em parceria com o Exodus.
No final, há música ambiente e projeção digital de outras fotografias da exposição.
Experiências à mesa
Nas experiências gastronómicas estão incluídos dois jantares exclusivos: o primeiro, no Bistrô by Vila Foz no Mercado Municipal de Matosinhos, elaborado pelos chefes Arnaldo Azevedo e Francisco Quintas; o segundo, no restaurante O Gaveto.
De regresso ao programa, está o almoço na Praia de Angeiras, organizado em conjunto com a Come o Porto, com os chefes Hugo Portela; Rafaela Ferreira; Exuberante); Mirna Gomes e João Magalhães.
Está programada um degustação informal e produtos locais orientada pelo chefe Hugo Rocha e por António Cruz (Tó Peixe).
Todas as experiências têm lugares muito limitados e devem ser reservadas antecipadamente.
Conversas e animação
O programa engloba conversas e ‘masterclasses’, tendo como intervenientes o chefe Iago Pazos, conhecido pela sua abordagem criativa e sustentável à gastronomia, que regressa a Matosinhos para explorar ingredientes locais e técnicas contemporâneas; Antonio Portomuiños e Miguel Silvarredonda, que vêm partilhar ideias e práticas sustentáveis na Costa da Morte.
A 2.ª edição deste evento inclui momentos de animação, com ‘performances’ no Mercado Municipal de Matosinhos, concursos e visitas guiadas a alguns dos locais mais emblemáticos da cidade.
