Júri internacional vai selecionar o melhor projeto de enoturismo de entre os vencedores das categorias premiadas.
Corpo do artigo
Os vencedores dos prémios Best Of Wine Tourism 2020, iniciativa que tem por objetivo distinguir os projetos/serviços de enoturismo que se destaquem pela excelência e inovação, foram conhecidos no decorrer de uma cerimónia que decorreu no hotel Monverde, em Amarante.
A gala de entrega de prémios contou com a presença de representantes das várias cidades-membro da (Rede Internacional de Capitais de Grandes Vinhedos (Great Wine Capitals Global Network) e de representantes de várias instituições do setor do vinho e do turismo.
Este concurso é promovido, anualmente, pelas cidades-membro daquela estrutura internacional: Adelaide (Austrália), Bilbao (Espanha), Bordéus (França), Lausanne (Suíça), Mainz (Alemanha), Mendoza (Argentina), Porto (Portugal), São Francisco (EUA), Valparaíso (Chile) e Verona (Itália).
A cidade Invicta é membro fundador e representa, nesta rede internacional, as regiões vitivinícolas do Douro e dos Vinhos Verdes, cabendo à Associação de Turismo do Porto desenvolver todas as ações relacionadas com o projeto. O Município do Porto é representado pelo vereador Ricardo Valente, com o pelouro da Economia, Turismo e Comércio,
A Rede Internacional de Capitais de Grandes Vinhedos é uma organização formada por cidades reconhecidas mundialmente pelos seus vinhos e regiões vinícolas e tem por objetivo, nomeadamente, promover o enoturismo nessas regiões, encorajando o desenvolvimento económico, académico e cultural na sua comunidade, através de intercâmbios e projetos conjuntos.
Os projetos a concurso foram avaliados em várias categorias, com base em critérios como a qualidade dos serviços e instalações, inovação e originalidade da oferta, bem como o impacto no desenvolvimento do enoturismo e da região.
A segunda frase desta competição realiza-se no início do próximo mês de novembro, durante a Assembleia Geral Anual da rede, que decorrerá na cidade francesa de Bordéus.
O júri internacional, composto por representantes de todos os membros Great Wine Capitals, selecionará o melhor projeto de enoturismo de entre os vencedores das referidas categorias para distinguir o vencedor global.
Os premiados (Categoria - Premiado)
Alojamento - Quinta do Vallado Wine Hotel
Arquitetura e Paisagem - Quinta da Pacheca
Arte e Cultura - Caves Santa Marta (Arte) e Museu & Enoteca 17.56 (Cultura)
Experiências Inovadoras em Enoturismo - Quinta da Avessada
Práticas Sustentáveis em Enoturismo - Six Senses Douro Valley
Restaurantes Vínicos - The Yeatman
Serviços de Enoturismo - Bago D"Uva 360º