‘A principal experiência de gastronomia´ é o mote da edição deste ano do Vinhos Verdes - Essência Festival, que conta com 30 produtores daquela região e decorre de 6 a 8 de junho, nos jardins do portuense Museu Nacional de Soares dos Reis
Corpo do artigo
O cenário é magnífico e serve de pano de fundo ao Vinhos Verdes-Essência Festival, que apresenta um programa diversificado e repleto de sabores e aromas, vinhos únicos, música e experiências para todos os sentidos.
O mote escolhido para este ano foi “A principal experiência de gastronomia”, o que se traduz na participação de ‘chefs’ premiados, banquetes exclusivos e ‘showcookings’ bem como, no domínio do vinho, em provas comentadas, ‘masterclasses’ e harmonizações improváveis.
Em paralelo, há música ao vivo e o espaço ‘blue Bazar’, com propostas emergentes de gastronomia, mas os grandes momentos à mesa acontecem com os designados Banquetes Essência.
O ‘chef’ Arnaldo Azevedo (uma estrela Michelin) junta-se na 6.ª feira (dia 6 de junho, às 19 horas) a Deolinda Fontaínha) para um jantar que combina alta cozinha com sabores do mar.
No dia seguinte, à mesma hora, Marlène Vieira (uma estrela Michelin) apresenta um menu sofisticado e cheio de identidade.
A fechar este ciclo, no domingo, pelas 13 horas, o ‘chef’ Vítor Matos (duas estrelas Michelin) conta com a parceria de Maria do Céu Abreu para um almoço de sabores únicos e tradição reinventada.
Cozinha ao vivo
As experiências propostas são aliciantes e ‘chef’ Cristina Manso Preto desafia o público a cozinhar com ela numa ‘masterclass’ participativa, nos três dias do programa, sob a designação “Mãos na Massa”.
Os mais pequenos não são esquecidos e há sessões especiais “Mini-Mãos na Massa”.
O programa de ‘showcookings’ é aliciante e conta com os ‘chefs’ Luís Américo; António Loureiro (uma estrela Michelin); Rafaela Louzada; Julien Montbabut (uma estrela Michelin) e Joana Thony Horta (‘chef’ pastelaria).
Para além dos banquetes e das demonstrações de cozinha ao vivo, há mais para explorar no domínio gastronómico em vários restaurantes – Chama (‘chef’Zé Pedro Moreno); Wish (‘chef’ António Vieira) e Casa Inês (‘chef’ Inês Dinis) -- que exprimem a diversidade da cozinha portuguesa.
A Sala de Prova criada pelo ‘chef’ Luís Américo mantém-se um espaço pensado para degustações de excelência, com pratos desenhados a preceito para harmonizar com os melhores vinhos do evento.
Referência para a presença da geladaria de autor ‘Segreti do Chef’, de António Vieira, com mais de 80 sabores, e dos petiscos minhotos e sandes da Minhofumeiro, empresa que vai já na 4.ª geração.
Quatro dezenas de produtores
A presença de quatro dezenas de produtores da Região dos Vinhos Verdes permite conhecer as novidades e algumas das suas referências mais emblemáticas.
Em paralelo há provas orientadas por Manuel Moreira e Luís Costa, especialistas da Revista de Vinhos; Pedro Guerreiro (IAG), e ‘Wine Games’ com Sara Matos.
Concertos agendados
No plano musical, os HMB atuam no dia de abertura às 22 horas; no sábado, o concerto da tarde (16.30 horas) é dos Kind of Queene; à noite sobem ao palco os Insert Coin.
A fechar, no domingo (16.30 horas) é a vez do grupo Cassete atuar neste evento organizado pela Essência Company, com o apoio da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e da Câmara Municipal do Porto.
Horário
As portas abrem na 6.ª feira (dia 6 de junho), às 17.00 horas e encerram à meia-noite, tal como no sábado, em que a entrada pode ser feita a partir das 12.00 horas.
No domingo, a abertura é às 12.00 horas e o fecho às 22.00 horas.
O custo do ingresso é de 5€ (online, através do ‘site’ www.essenciafestival.com) e 7€ (na bilheteira do evento)
