A cozinha tradicional elaborada em todo o seu esplendor, confecionada em potes de ferro e lume no chão em ambiente rural, é de novo o mote da iniciativa "Ir com sede ao pote"
Corpo do artigo
O continuado sucesso ditou nova edição de "Ir com sede ao pote", um ciclo de singulares experiências gastronómicas com harmonizações vínicas no espaço adjacente à Casa Ana Monteiro, na Portela (Vila Nova de Famalicão).
Entre maio e setembro, sempre ao sábado, entre as 17h00 e as 22h00, em dez sessões, o chef Renato Cunha, do vizinho restaurante Ferrugem, troca a cozinha de vanguarda, elaborada com criatividade, recurso a técnicas de marcada contemporaneidade e sentido estético, pela arte de bem confecionar o receituário tradicional em potes de ferro fundido recorrendo ao lume de chão.
O projeto de Renato Cunha, desenhado com a mulher, a arquiteta Anabela Rodrigues, já premiado e distinguido com menção honrosa nos prémios Best Wine Of Tourism/Great Wine Capitals em 2025, tem merecido elevada aceitação, dada a qualidade dos programas, que reúnem produtores, que apresentam vinhos em formatos e alguns mais antigos e raros, e um chef, igualmente convidado.
No magnífico espaço ao ar livre, adjacente aquela mansão, em ambiente descontraído, de grande informalidade e marcado pela ruralidade, há tempo para um “exercício de partilha gastronómica e cultural, onde se promove a tertúlia à volta dos produtos e da técnica ancestral de cozinhar no fogo”, sublinha Renato Cunha.
Os produtos locais são a base de “pratos de conforto do imaginário rural”, confecionados com saber e engenho, fazendo sobressair uma cozinha apurada e de sabores requintados.
A música é outra das componentes destas sessões, a que se junta as "Infusões com história", parceira desta iniciativa.
O calendário do "Ir com sede ao pote" estende-se da primavera ao verão, com sessões nos dias 31 de maio; 7, 21 e 28 de junho; 12 e 26 de julho; 2 e 9 de agosto; 6 e 20 de setembro.
O ingresso tem o custo de 120 euros (as crianças entre os 4 e aos 12 anos pagam 50 por cento daquele valor) e as reservas – os lugares são limitados – podem ser feitas através do telefone 932 012 974 ou do endereço eletrónico restaurante @ferrugem.pt.
Ferrugem 2.0: um projeto integrado
As experiências imersivas em contexto rural têm sido uma aposta de Anabela Rodrigues e Renato Cunha sob designação Ferrugem 2.0
Três espaços distintos, situados a pouca distância entre si e com funcionalidades que se complementam – restaurante Ferrugem e o alojamento local na Casa Ana Monteiro e no Casal de Maganhe –, constituem a base do projeto, assente na autossuficiência.
Produto local, identidade, conhecimento e cultura são os pilares do Ferrugem 2.0, um projeto integrado, desenhado com rigor e de elevada qualidade.
