Cozinhar no fogo com recurso a cinco potes de ferro é o aliciante de um evento único, protagonizado por um quarteto de renomados chefes, no dia 4 de outubro, na Quinta de Ventozelo
Corpo do artigo
O sucesso do apelativo e distinguido projeto Ir com Sede ao Pote ditou o desafio lançado ao chefe Renato Cunha (restaurante Ferrugem) pelo Ventozelo Hotel & Quinta, em Ervedosa do Douro (S. João da Pesqueira), para uma sessão única e inédita.
A viagem, desde a Casa Ana Monteiro, na Portela (Famalicão), dos cinco potes de ferro fundido onde são confecionados, sem pressa, como noutros tempos, produtos sazonais de notória frescura e sabor único, exprime em toda a extensão o elevado nível atingido por um projeto traçado com o selo da inovação e marcado pelo regresso à ancestralidade de uma cozinha feita de empíricos saberes.
O ressurgimento de uma culinária simples, feita de saberes, tradição e sabores, envolta em ambiente descontraído e convivial, é uma forte imagem da iniciativa ‘Ir com Sede ao Pote’, que, no dia 4 de outubro, entre as 16h00 e as 22h00, vai decorrer no cenário magnífico da Quinta de Ventozelo, no Douro.
Elenco de luxo
Neste evento ‘pop up’, o chefe Renato Cunha não vai estar só a cozinhar no fogo, uma vez que conta com a participação dos chefes residentes da Cantina de Ventozelo, José Guedes e Lionel Carpena, e ainda do consagrado Miguel Castro e Silva como convidado. Um elenco de reconhecida notoriedade para confecionar pitéus de acordo com um alinhamento gastronómico às cegas, tal como sucede nos eventos do multipremiado projeto desenhado e desenvolvido por Renato Cunha e pela arquiteta Anabela Rodrigues.
Desse modo, quem se inscreve, apenas sabe de antemão que o menu contempla entradas frias, pão de fermentação natural, variedade de salgados, cinco pratos quentes confecionados em pote de ferro fundido e uma sobremesa.
Os participantes têm oportunidade de assistir bem de perto ao porfiado e paciente labor dos chefes, durante as várias horas de preparação dos mais variados pratos de conforto, cozinhados lentamente.
Para harmonizar, as várias referências da Quinta de Ventozelo exprimem a qualidade e diversidade dos vinhos produzidos com uvas de vinhas, que também dão cor e vida aos socalcos sobranceiros ao rio Douro.
Um cenário deslumbrante, a perder de vista, marcado pelo silêncio e retemperadora tranquilidade, convidativo para a descoberta de diferentes produtos, nesta experiência plena de ruralidade, em que sobressaem valores como a sustentabilidade, a sazonalidade e a produção local.
Cantina exemplar
Desde 2024 que o chefe José Guedes tem vindo a realizar um trabalho consistente no restaurante Cantina de Ventozelo, dignificando os produtos de época e utilizando as técnicas mais tradicionais do território duriense.
Os produtos endógenos, a maior parte plantados na horta da quinta propriedade da Granvinhos, são tratados com especial carinho e empenho, como a conquista do primeiro prémio, ex-aequo, no recente concurso Tomate Coração de Boi do Douro comprova.
A realização desta edição especial do Ir com Sede ao Pote, iniciativa que promove a partilha gastronómica e cultural, em contexto de tertúlia ao ar livre, com a participação não só de chefes, mas também de produtores locais e de animação musical, insere-se na filosofia de Ventozelo, onde o convívio à mesa e a arte de bem receber são encarados como valores da dinâmica diária da quinta.
O diversificado alojamento hoteleiro de excelência, inserido numa propriedade histórica, com um Centro Interpretativo premiado a nível internacional, acrescenta elevado valor a um magnífico exemplo de preservação do património e das tradições do Douro.
Lugares limitados
Os lugares para esta edição especial do Ir com Sede ao Pote em Ventozelo são limitados: estão sujeitos a reserva prévia através do email hotel@quintadeventozelo.pt ou do telefone 254 249 670.
O preço por pessoa é de 120 euros (vinhos da Quinta de Ventozelo e bebidas incluídas), sendo que para crianças entre os 4 e os 12 anos o valor é 50%.
