Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Esposende promove, entre os dias 18 de fevereiro e 5 de março, a iniciativa "Lampreia & Companhia".
Corpo do artigo
O evento gastronómico conta com a adesão de 19 restaurantes do concelho, que vão incluir na ementa pratos em que o tão apreciado ciclóstomo é o ingrediente principal.
Os pratos mais tradicionais servidos à mesa, em Esposende, são o arroz de lampreia e a lampreia à bordalesa; todavia, mais recentemente, têm surgido na restauração local a lampreia assada no forno e em feijoada. No entanto, o segredo da confeção está na forma de amanhar o ciclóstomo.
A acompanhar, o vinho verde tinto, pelas suas características, faz harmonia esplendorosa com os pratos em que a lampreia é rainha.
Entre várias referências no campo da literatura, destaque para as "Viagens Gastronómicas", do escritor esposendense Manuel de Boaventura (1885-1973), que faz alusão a pratos e iguarias muito apreciadas na época. "Lampreia de ensopado com especiarias da índia" é um dos pitéus descritos na referida obra.
Em termos económicos, a pesca da lampreia reveste-se de grande importância para a classe piscatória do concelho, ao mesmo tempo que estimula a restauração local no sentido de colocar Esposende como destino gastronómico, valorizando sobremodo o turismo local.
Nesse sentido, a iniciativa "Lampreia & Companhia" antecede o evento gastronómico "Março com Sabores do Mar", que ao longo do próximo mês, promove os pratos de peixe e mariscos da restauração local, bem como a doçaria e panificação produzidas no concelho. Trata-se de dar acrescido destaque a outros produtos locais, associados ao projeto ESlocal.